Categories: Notícias

Aplicativo quer permitir ver em tempo real horário e tempo de espera do Transcol

A Ceturb-GV vai testar as diversas funcionalidades do aplicativo Transcol Online com alunos da Rede Pública Estadual que utilizam o sistema Android. Foto: Divulgação / Gov ES

Quem nunca “perdeu o ônibus” por causa de um ou dois segundos que atire a primeira pedra. Mas esse problema poderá ser resolvido em breve. Isso porque a Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV) inicia, nesta semana, testes com o aplicativo Transcol Online, que permite ao usuário verificar em tempo real os horários dos ônibus e o tempo de espera.

O aplicativo também permite que o cidadão consulte todas as linhas que fazem o trajeto desejado e o percurso a ser feito. Para que o sistema funcione, a Ceturb-GV realizou o georreferenciamento dos 5.500 pontos de ônibus do Sistema Transcol na Grande Vitória e instalou GPS nos ônibus da frota.

Por meio da assessoria de imprensa da Ceturb, o diretor-presidente da Companhia, Alex Mariano, explicou que o serviço busca facilitar o cotidiano do cidadão que utiliza o transporte público no seu deslocamento diário. Segundo ele cerca de 600 mil pessoas utilizam o Sistema Transcol e com esse aplicativo disponibilizamos ao cidadão uma ferramenta para auxiliar na organização do dia a dia, com os horários e a localização das linhas de ônibus utilizadas. Além disso, esse serviço vai permitir aprimorar o planejamento, consolidando uma matriz de deslocamentos dos usuários dos coletivos.

Testes

A Ceturb-GV vai testar as diversas funcionalidades do aplicativo Transcol Online com alunos da Rede Pública Estadual que utilizam o sistema Android. A previsão é que em dois meses, após o uso dos estudantes e eventuais reparos, se necessários, o serviço seja disponibilizado à população nos sistemas Android e IOS, integrando os serviços do aplicativo ES na Palma da Mão.

O lançamento do aplicativo aconteceu na última quarta-feira (21), na Escola Viva de São Pedro, em Vitória, onde os estudantes poderão conhecer e acessar as funcionalidades do aplicativo.

Nesta quinta-feira (22), os estudantes da Escola Viva Joaquim Beato, na Serra, terão acesso ao aplicativo, e, na próxima terça (27), o serviço será apresentado aos estudantes da Escola Viva Profª. Maura Abaurre, em Vila Velha.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Dono de distribuidora de bebidas é detido por furtar energia com ‘gato’ na Serra

O dono da distribuidora de bebidas foi detido por furtar energia com ‘gato’ em bairro da Serra. Crédito: Divulgação Uma…

1 hora atrás

Diferente do estigma, Serra é a 30ª cidade do ES em taxa de homicídios – veja o ranking

A Serra está longe de ser a cidade que mais registrou assassinatos no Espírito Santo em 2024, pelo menos no…

2 horas atrás

OAB-ES libera acesso às salas de apoio para todos os advogados, sem restrição financeira

A medida visa assegurar que todos os profissionais possam acessar os ambientes da OAB e reforça o compromisso com o…

2 horas atrás

Final de semana repleto de atividades e fé em Jacaraípe

Na Arena de Verão, na Serra, as atividades começam cedo, são voltadas para todas as idades, e são acompanhadas por…

2 horas atrás

Projeto propõe lanche antes das aulas para alunos do turno da tarde na Serra

A merenda pode ser oferecida diariamente, antes das aulas. Foto: Divulgação Tramita na Câmara Municipal da Serra o Projeto de…

2 horas atrás

Espetáculo gratuito na Serra traz a jornada do excêntrico palhaço Cachoeira neste sábado

As cortinas se abrem às 19 horas para narrar a jornada do excêntrico palhaço Cachoeira, um personagem carismático e repleto…

2 horas atrás