Desde sua inauguração em dezembro de 2008, é proibida a entrada de cachorros no Parque da Cidade, porém, isso deve mudar. Isto porque, o local vai ganhar uma Praça Pet, que promete virar ponto de encontro para cães e seus donos. No entanto, a Praça Pet terá uma entrada exclusiva que ficará localizada na lateral do Parque, já que não é permitida a entrada de animais no local. As obras foram iniciadas no último dia 12.
A Praça Pet terá rampa, passarela, túnel aberto, zigue-zague em tubos, além de obstáculos verticais e horizontais para divertir a cachorrada.
Além da construção da Praça Pet, o Parque da Cidade ganhará bancos e guarda-corpo novos, e está passando por intervenções de manutenção nas quadras poliesportiva e de tênis; na gangorra, casinha, balanço, ponte e escorregador do playground; no estacionamento e na ciclovia. O prazo para a conclusão da Praça Pet e da manutenção é de 90 dias. As informações são da Prefeitura da Serra.
Em Vitória, um projeto parecido foi colocado em prática desde 2015. O projeto “PraCão” teve sua primeira experiência no bairro Jardim Camburi, na praça Nilze Mendes e foi estendido para outros bairros da capital posteriormente.
Expansão do Parque da Cidade
Paralelamente à construção da Praça Pet e das intervenções de manutenção, o Parque da Cidade está passando por uma obra de expansão, que vai aumentar a área de 115,1 mil metros quadrados para 135,18 mil metros quadrados, ou seja, mais 20 mil metros quadrados de área verde e de diversão.
Para o projeto de expansão serão investidos R$ 1,8 milhão, com a implantação de novos jardins, ampliação dos equipamentos de lazer e pista de caminhada, além de novos playgrounds, estacionamento para ônibus, guarita, passarela de madeira sobre o córrego, reforma do campo de futebol society com grama sintética e nova iluminação, entre outras melhorias. Será feito, ainda, um novo acesso ao Parque, pela avenida Guarapari, em Valparaíso.