Nas últimas 24 horas, a Serra registrou um novo aumento de mortes diárias causadas pelo coronavírus. O Município, que chegou a ficar vários dias notificando de um a dois moradores mortos pelo vírus, perdeu quatro pacientes em um curto período, segundo informações divulgadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). O registro ocorre após 15 dias do feriadão da Independência, que foi marcado por muitas aglomerações em praias, bares e outros espaços públicos.
No total, já são 15.310 casos confirmados de coronavírus, 489 moradores mortos por complicações da doença e 14.354 pacientes considerados curados. Também houve um aumento no número de confirmações diárias: 101 em 24h. Vale destacar que a Serra é a segunda cidade capixaba com o maior número de óbitos e casos confirmados da Covid-19.
Ainda assim, o número é bem menor do que os registrados nos meses anteriores, quando eram de seis a oito mortes em apenas 24 horas. Apesar disso, existe uma grande preocupação entre as autoridades de saúde, já que os fins de semana têm sido de muitas aglomerações em praias, bares e outros locais das cidades capixabas e isso pode ocasionar um novo aumento de casos fatais e internações.
Vale lembrar que a a Serra está classificada como risco baixo. Na prática, isso significa que não existem mais limites de horários para o funcionamento de comércios, incluindo bares, lanchonetes, restaurantes e shoppings. No entanto, o Governo do Estado pediu que a população mantenha os cuidados necessários e evite aglomerações, principalmente em locais fechados.
Os bairros da cidade com o maior número de óbitos são: Feu Rosa (25), Bairro das Laranjeiras (24), Nova Carapina I (22), Vila Nova de Colares (20) e José de Anchieta I (16). Das mortes na cidade, a grande parte é de idosos ou pessoas com comorbidades, mas também houve registro de moradores mais jovens, com 32 e 43 anos. Nesse caso, sem informações sobre comorbidades. A taxa de letalidade da Serra é 3,35%.
Colina de Laranjeiras é o bairro com maior número de casos confirmados de coronavírus na Serra e já tem 725 confirmações. Em segundo lugar vem Feu Rosa, com 634. Ainda conforme apurado pelo TEMPO NOVO, no Painel Covid-19 – espaço onde o Estado contabiliza os dados do novo coronavírus – o Espírito Santo tem, no total, 120.252 confirmações, 3.359 mortes e 109.750 curados.