Mesmo com os balneários lotados e diversos casos de afogamentos nas praias da Serra, a prefeitura disponibiliza pouquíssimos salva-vidas para atuarem nesses locais. Prova disso é que nas últimas semanas foram divulgadas três ocorrências de banhistas se afogando em Bicanga, Jacaraípe e Manguinhos. Nenhuma das ocasiões puderam ser atendidas por esses profissionais, pois eles não estavam na orla.
Agora, após esses ocorrências – inclusive uma que gerou a morte de um jovem em Manguinhos – a Prefeitura da Serra prometeu que irá abrir um processo seletivo para contratação temporária de guarda-vidas “a fim de ampliar a fiscalização nas praias” da cidade. No entanto, não existe uma data concreta para que isso ocorra. Enquanto isso, os balneários seguem lotados, principalmente nos fins de semana, mesmo em meio à pandemia de Covid-19.
O TEMPO NOVO questionou a prefeitura sobre a quantidade de salva-vidas que a Serra possui, mas o Município não quis responder a pergunta. Em uma matéria publicada no dia 17 de agosto, que denunciava a falta desses profissionais na praia de Bicanga, onde três crianças e um jovem haviam se afogado, o Município informou que os salva-vidas da cidade estavam em Jacaraípe fiscalizando o uso de máscara e o distanciamento social.
Vale lembrar que em março deste ano um grupo de salva-vidas que atua nas praias da Serra fez um ato em frente ao Pró – Cidadão em Portal de Jacaraípe. Na ocasião, os guarda-vidas reivindicaram a manutenção do contrato de trabalho, pois a Prefeitura da Serra demitiu os profissionais alegando interdição das praias por conta da pandemia.
É importante destacar que, na prática, os balneários da Serra nunca foram interditados, mas o Município realizava fiscalizações e orientações aos banhistas que insistiam em ir a esses locais, mesmo com o risco de contaminação. Agora, após meses, as praias estão lotadas novamente e com muitas aglomerações.
Nas redes sociais, internautas cobraram mais profissionais nas praias. “Sei que estamos numa pandemia, mas se o povo está indo para as praias, precisamos de gente para vigiar, se não muita gente vai acabar morrendo afogada”, disse a leitora Gizele Souza.
“Devido à pandemia e ao inverno houve redução na equipe de guarda-vidas. O município está elaborando um processo para contratação de guarda-vidas temporários, a fim de ampliar a fiscalização nas praias da Serra.
Extra: Neste ano, mais de 1.600 abordagens, entre orientações a banhistas e ações de conscientização pelo distanciamento social na pandemia, foram realizadas nas praias”.
O dono da distribuidora de bebidas foi detido por furtar energia com ‘gato’ em bairro da Serra. Crédito: Divulgação Uma…
A Serra está longe de ser a cidade que mais registrou assassinatos no Espírito Santo em 2024, pelo menos no…
A medida visa assegurar que todos os profissionais possam acessar os ambientes da OAB e reforça o compromisso com o…
Na Arena de Verão, na Serra, as atividades começam cedo, são voltadas para todas as idades, e são acompanhadas por…
A merenda pode ser oferecida diariamente, antes das aulas. Foto: Divulgação Tramita na Câmara Municipal da Serra o Projeto de…
As cortinas se abrem às 19 horas para narrar a jornada do excêntrico palhaço Cachoeira, um personagem carismático e repleto…