Após promoverem diversas aglomerações durante a campanha eleitoral deste ano, os vereadores da Serra querem realizar a eleição da mesa diretora sem público. O evento ocorre no dia 1° de janeiro de 2021 e será decisivo para definir quem será o próximo presidente da Câmara. A justificativa dada pela casa de leis é o agravamento da pandemia causada pelo coronavírus no Espírito Santo, inclusive na cidade. A cerimônia não será aberta ao público e terá limitação de pessoas convidadas pelos políticos vencedores da eleição de 2020.
No mesmo dia da eleição, também acontece a posse do prefeito, vice-prefeito e vereadores. Apesar do público comum não ter autorização para participar, todo o evento será transmitido ao vivo pelas redes sociais da casa de leis. Ao TEMPO NOVO, a Câmara informou que ainda está decidindo se os nomes que serão empossados terão direito a acompanhante. Até o momento, cada um poderá levar uma pessoa, mas essa decisão (se terá direito a acompanhante ou não) ainda será tomada pelos parlamentares atuais.
O prefeito eleito, Sérgio Vidigal (PDT), vice-prefeito eleito, Thiago Carreiro (Cidadania), e os vereadores escolhidos pela população participarão presencialmente. O evento vai acontecer no dia 1° de janeiro de 2021, mas ainda não foi divulgado o horário de inicio e término.
Vale lembrar que a participação do público sempre foi grande nas posses e eleições da mesa diretora. Há quatro anos, por exemplo, houve tumulto, aglomerações e confusão na galeria da Câmara – espaço onde os serranos podem acompanhar tudo de perto. Neste ano, segundo recomendações das autoridades de saúde, podem ocorrer reuniões e eventos desse tipo, mas com distanciamento social e uso de máscara.
Diplomação
Conforme informado anteriormente, a diplomação, que ocorre ainda nesta semana, também será on-line. A Justiça Eleitoral escolheu o formato virtual também devido o aumento de casos confirmados e mortes por coronavírus em todo o Espírito Santo. A solenidade estava prevista para ser realizada presencialmente, mas a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE) foi contrária.
+ Maioria dos vereadores fecha com Vidigal, mas grupo diverge sobre reeleição de Rodrigo Caldeira
A reportagem apurou que o evento ocorrerá na quinta-feira (17) e somente pessoas convidadas pelo TRE-ES poderão assistir. A transmissão será feita pelo aplicativo Zoom – uma plataforma de reuniões on-line que vem sendo muito utilizada durante a pandemia do coronavírus por diversos órgãos públicos e até empresas privadas.
Na diplomação, estarão presentes o prefeito eleito, Sérgio Vidigal (PDT), o vice-prefeito eleito, Thiago Carreiro e os 23 vereadores escolhidos pela população no mês passado. Além deles, os suplentes também serão diplomados.