Após ser transferidas para locais inapropriados por falta de pagamento de alugueis quatro delegacias da Serra poderão voltar a funcionar em seus bairros de origem. Isto porque uma articulação envolvendo o deputado estadual Jamir Malini (PP) e o Governo do Estado prevê a retomada no pagamento em pouco mais de 30 dias.
“Estive esta semana com o governador do Estado juntamente com a Casa Civil para pedir que fosse retomado o pagamento dos aluguéis. Houve um sinal verde de que em 30 dias será lançado um edital de convocação pública. Assim o Estado assume o pagamento. Este foi um compromisso assumido comigo, juntamente com a Casa Civil”, disse o deputado, que é vice líder do governo na Assembleia Legislativa.
Desde o último dia 9 de março, as unidades policiais de André Carloni e Serra Sede estão funcionando na 3ª Regional – DPJ de Laranjeiras, que já vem há tempos sofrendo com dificuldades estruturais, é pequena e não comporta a demanda registrada diariamente. O DPJ é uma das que mais registra ocorrências em todo estado.
Outra unidade policial que mudou de endereço foi a Delegacia da Mulher. A delegacia especializada da Serra antes ficava em Laranjeiras, mas foi deslocada para o bairro Jardim Carapina. Está funcionando em parte de um prédio do Detran.
A Delegacia de Novo Horizonte foi outra transferida. Responsável pelo atendimento de 31 bairros, ela é uma das mais movimentadas de todo município, mas agora o atendimento ao público ocorre na garagem da unidade policial de Jacaraípe.
Para o presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Espírito Santo (Sindipol/ES), Jorge Emílio Leal, a situação é um total desrespeito com os profissionais da polícia judiciária e com a população.
Ainda segundo o Sindipol existe o riscos de outras duas unidades policiais correm o risco serem transferidas em 2017. São elas: a Delegacia de Crimes Contra a Vida (DCCV) e a Delegacia de Entorpecentes (Deten).
Entenda o caso
A Polícia Civil possui oito delegacias na Serra, mas apenas duas estão em prédios próprios: a 3ª Delegacia Regional e a Delegacia de Jacaraípe. As outras seis eram alugadas. Os aluguéis eram pagos pela Prefeitura da Serra.
Mas em agosto de 2016, a prefeitura de Serra disse ao Governo que não teria condições de pagar os aluguéis. O custo era de R$ 25 mil por mês.