Política

Após Audifax exonerar comissionados, Vidigal diz que serviços essenciais serão prejudicados

O prefeito eleito Sérgio Vidigal. Foto: Ana Paula Bonelli/TN

Após a Prefeitura da Serra exonerar todos os servidores comissionados, inclusive secretários do Município, o prefeito eleito, Sergio Vidigal (PDT), afirmou que os serviços essenciais da cidade serão gravemente prejudicados com a medida tomada pelo atual chefe do Executivo, Audifax Barcelos (Rede). O ato passará a valer no dia 31 de dezembro deste ano e, dessa forma, a partir do dia 1° de janeiro de 2021 a cidade terá aproximadamente 800 servidores a menos – o que segundo Vidigal causará problemas no atendimento ao público.

Conforme informado em primeira mão pelo TEMPO NOVO no dia 23 de dezembro, Audifax decidiu demitir todos os cargos comissionados da Prefeitura da Serra. Nos bastidores, a medida já havia gerado incômodo e preocupação, já que muitos serviços da prefeitura podem ser afetados até que o prefeito eleito consiga ocupar todos os cargos novamente. Na ocasião, a prefeitura garantiu que a população não seria prejudicada, mas sequer explicou como isso ocorreria.

Em conversa com a reportagem, Vidigal disse que a medida foi tomada sem consentimento de sua equipe de transição. Afirmou ainda que  a exoneração causará danos nos serviços ofertados à população, inclusive os essenciais, como atendimento em postos de saúde e Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Também insinuou que o ato foi irresponsável, pois até a Defesa Civil será afetada. “Caso ocorra uma chuva forte e com danos na cidade, o que será feito?”, questionou o prefeito eleito.

Leia também: Audifax exonera todos os servidores comissionados da Prefeitura da Serra

Para evitar esses transtornos, Sergio Vidigal disse que sua equipe de transição entrou com uma solicitação, junto à administração municipal, para que Audifax mantenha os servidores de áreas consideradas essenciais. Com isso, assim que assumir, o prefeito eleito terá tempo para realizar possíveis exonerações e trocas de funcionários sem que a população seja afetada.

“Pode afetar muito. Muitos cargos comissionados CC5 hoje fazem esse trabalho de atendimento, como marcação de consultas, por exemplo. Temos uma preocupação muito grande. Dizem que são apenas 10% dos cargos, mas se não tivesse necessidade de tê-los, nem deveriam existir. Eles são necessários nesse período”, disse Vidigal ao TEMPO NOVO.

Algumas áreas que serão prejudicadas, segundo o prefeito, são: Defesa Civil, videomonitoramento, Upa da Serra Sede, Unidades Básicas de Saúde, Trânsito e Segurança.

No dia 23 de dezembro, a reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura da Serra questionando sobre o funcionamento dos serviços essenciais. Sem explicar como, o Município informou que os serviços não serão afetados.

Gabriel Almeida

Gabriel Almeida é jornalista com mais de 10 anos de experiência e editor-chefe do Portal Tempo Novo, um dos principais sites de notícias do Espírito Santo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual. Também é responsável pela coluna Serra Empregos, dedicada à divulgação de vagas e concursos públicos.

Últimas postagens

Com vitória sobre Jack Rocha, Coser retoma força no PT capixaba

Jackeline Rocha e João Coser fizeram uma dobradinha nas eleições 2022. Foto: Leonardo Lucas O deputado estadual João Coser deve…

4 horas atrás

Comunicado – 07/07/2025 – 3ª edição

publicidade legal - 07-07-2025 - 3ª ediçãoBaixar

6 horas atrás

Estado abre 4 mil vagas de cursos de faculdade gratuitos; se inscreva agora

Faculdade de graça: veja como se inscrever nos cursos superiores gratuitos. São mais de 4 mil vagas abertas no Estado.

7 horas atrás

Câmara da Serra propõe Comenda em homenagem ao Pastor Gedelti Gueiros

Pastor Gedelti Gueiros. Foto: Divulgação O falecimento do pastor Gedelti Gueiros, fundador da Igreja Maranata, causou comoção entre fiéis e…

7 horas atrás

Cervejaria da Serra inova e lança a 1ª Pilsen Low Carb e sem glúten da Grande Vitória

A pilsen low carb é uma bebida sem glúten, com apenas 23 calorias por 100ml, criada para oferecer uma opção…

7 horas atrás

Estudo aponta ligação entre bactéria na boca e câncer de cabeça e pescoço

O estudo revelou que a superpopulação desse microorganismo aumenta significativamente as chances de desenvolvimento de câncer de cabeça e pescoço.…

8 horas atrás