Categories: Notícias

Após cortes, Ifes da Serra vive pesadelo de contas atrasadas e corre risco de ter energia cortada

Atualmente, o Ifes da Serra atende 1.587 alunos. Foto: Gabriel Almeida

Os cortes na educação feitos pelo Governo Bolsonaro afetou em cheio os institutos e universidades federais. Um deles é o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) de Manguinhos, Serra que está com muitas contas atrasadas, inclusive a de energia elétrica. A afirmação é da administração do campus serrano que ainda está tendo que reduzir o seu quadro de funcionários.

O problema de redução das verbas enviadas para o instituto acontece desde 2016, mas neste ano, após o anúncio do Ministério da Educação de que realizaria um corte de 30% dos recursos da educação, a situação piorou e agora o Ifes não sabe se conseguirá pagar todas as despesas. O TEMPO NOVO conversou com o diretor de administração e planejamento do campus, Emerson Atílio, que afirma que, além da conta de energia, o pagamento de despesas como vigilância e limpeza também está pendente.

“Enquanto não ocorre o desbloqueio, mensalmente é liberado aproximadamente 5% do nosso orçamento anual para o pagamento dos contratos. O pagamento das faturas destes contratos (vigilância, limpeza, energia, etc…) encontram-se atualmente em atraso, mas esperamos colocá-lo em dia assim que a verba for liberada”, afirma o diretor.

> Ifes da Serra está sem fazer e receber ligações

Emerson ainda afirma que a esperança está na promessa do ministro da Educação, Abraham Weintraub, que sinalizou que o Governo pode desbloquear os recursos até setembro. “O corte do orçamento continua. Hoje foi divulgado que existe a expectativa de desbloqueio em setembro”, explica.

No final deste mês, a administração do Ifes da Serra vai saber se terá que reduzir ainda mais o quadro de funcionários. De acordo com Emerson, desde 2016, o campus já enfrenta dificuldades, mas este ano a situação complicou ainda mais. “Saberemos qual será este valor para 2020 e se haverá necessidade de mais cortes no seu quadro de funcionários”, relata.

> Matagal, sujeira e calor: Ufes anuncia medidas de emergência após cortes de Bolsonaro

Reduções em quadro de funcionários complicam

Conforme noticiado pelo TEMPO NOVO em maio, o Ifes já teve que realizar reduções no contrato de vigilância, limpeza e manutenção predial. “A parte da segurança é a mais sensível, pois estamos em um lugar ermo, não tem muita gente aqui. A manutenção predial eram seis pessoas no ano passado e agora temos apenas dois e é bastante serviço. Aí vem um corte de 30%”, explica Emerson.

Ifes da Serra atende mais de 1.500 estudantes

Atualmente o Campus da Serra oferta cursos Técnico Integrado, Técnico, Superior e Mestrado Profissional nas áreas de Informática e Automação Industrial. O instituto também conta com salas de aula climatizadas, biblioteca ampla e laboratórios bem equipados. O Ifes da Serra atende 1.585 estudantes. Já no Espírito Santo, os 22 campi do Ifes atendem 35.664 alunos.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Equipe de transição de Weverson entrega relatório e destaca organização financeira da Serra

Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…

7 horas atrás

Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas no ES e assusta moradores; entenda o aviso

Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…

9 horas atrás

Estado oferta concurso público de nível médio com 600 vagas e salário de R$ 4.710

O Estado oferta concurso público de nível médio com 600 vagas e salário de R$ 4.710. Crédito: Divulgação O Governo…

13 horas atrás

Músico serrano EXK lança mixtape “Coração Cravejado” com cinco faixas de trap

O conceito da mixtape que é regada a trap music, nasceu em 2023, durante um momento de transformação na vida…

13 horas atrás

Provocação? Vila Velha invade a Serra para convidar os serranos para o seu Réveillon

A Prefeitura de Vila Velha invadiu a Serra para convidar os serranos ao seu Réveillon, nas praias canela-verde. Crédito: Gabriel…

15 horas atrás

Fundão inicia os tradicionais festejos folclóricos de São Benedito e São Sebastião

Os Tradicionais Festejos de São Benedito e São Sebastião em Fundão, prosseguem com a Visita à Bandeira, no dia 30…

15 horas atrás