Depois de diversas denúncias de maus-tratos a animais dentro da Vigilância Ambiental em Saúde (antigo CCZ), o município da Serra começou uma reforma e ampliação na área que atende cães e gatos recolhidos das ruas.
O CCZ é alvo de investigação na CPI dos Maus-tratos a Animais da Assembleia Legislativa do ES e também no Ministério Público Estadual, que foram informados das más condições do espaço pela ong Amizade é um Luxo.
O gerente da Vigilância Ambiental em Saúde (VAS), Paulo Viçose admitiu que as denúncias ajudaram a alavancar a obra que teve início no dia 25 e deve ficar pronta até o final de agosto.
Paulo explicou que a reforma será nas baias já existentes, que receberão revestimento nas paredes e pintura nas grades. Também será construído um gatil para atender os felinos. “O canil será ampliado e terá área de passeio e de sol para os cães”.
A estrutura do local contará com seis canis para observação, três canis individuais, seis canis coletivos. Viçose esclarece que o VAS recolhe somente animais de rua agressores ou animais que foram atropelados e socorridos com vida.
“O CCZ não recolhe animais doentes,. Não tem espaço para tratamento. Mas podemos dar suporte por meio de um técnico ou médico veterinário para orientar o cidadão com relação aos cuidados”.
Amizade é um Luxo
Depois das denúncias de maus-tratos realizadas pela ong Amizade é um Luxo, as voluntárias da entidade foram proibidas pelo município de atuar dentro do VAS. Na primeira reunião da CPI, no dia 13 de julho, o município se comprometeu em aceitar as voluntárias de volta no prazo de três dias, mas não cumpriu.
Apesar das restrições ao trabalho das ativistas o gerente do VAS Paulo Viçose ressaltou que a Amizade é parceira muito importante para o município e para a qualidade de vida dos animais. “Por se tratar de órgão público precisa de instrumento legal para formalizar esta cooperação entre as partes. A ong já protocolou a sua intenção e agora está na procuradoria sendo analisada”, justifica.
A presidente da ong Yara Guimarães, disse que a reforma no CCZ é bem vinda. “Mas só a reforma de nada adianta se a postura das pessoas lá dentro não mudar. Basta olhar que o CCZ tem um ótimo centro cirúrgico, mas sem uso”, pondera.
Serviço:
Suporte para animais doentes e agressores – 3281-9288
Animais atropelados – 3138-8525