Categories: Amar é o Bicho

Após denúncias de maus-tratos CCZ da Serra reforma área de cães e gatos

Depois de diversas denúncias de maus-tratos a animais dentro da Vigilância Ambiental em Saúde (antigo CCZ), o município da Serra começou uma reforma e ampliação na área que atende cães e gatos recolhidos das ruas.

O CCZ é alvo de investigação na CPI dos Maus-tratos a Animais da Assembleia Legislativa do ES e também no Ministério Público Estadual, que foram informados das más condições do espaço pela ong Amizade é um Luxo.

O gerente da Vigilância Ambiental em Saúde (VAS), Paulo Viçose admitiu que as denúncias ajudaram a alavancar a obra que teve início no dia 25 e deve ficar pronta até o final de agosto.

Paulo explicou que a reforma será nas baias já existentes, que receberão revestimento nas paredes e pintura nas grades. Também será construído um gatil para atender os felinos. “O canil será ampliado e terá área de passeio e de sol para os cães”.

A estrutura do local contará com seis canis para observação, três canis individuais, seis canis coletivos. Viçose esclarece que o VAS recolhe somente animais de rua agressores ou animais que foram atropelados e socorridos com vida.

“O CCZ não recolhe animais doentes,. Não tem espaço para tratamento. Mas podemos dar suporte por meio de um técnico ou médico veterinário para orientar o cidadão com relação aos cuidados”.

Amizade é um Luxo
Depois das denúncias de maus-tratos realizadas pela ong Amizade é um Luxo, as voluntárias da entidade foram proibidas pelo município de atuar dentro do VAS. Na primeira reunião da CPI, no dia 13 de julho, o município se comprometeu em aceitar as voluntárias de volta no prazo de três dias, mas não cumpriu.

Apesar das restrições ao trabalho das ativistas o gerente do VAS Paulo Viçose ressaltou que a Amizade é parceira muito importante para o município e para a qualidade de vida dos animais. “Por se tratar de órgão público precisa de instrumento legal para formalizar esta cooperação entre as partes. A ong já protocolou a sua intenção e agora está na procuradoria sendo analisada”, justifica.

A presidente da ong Yara Guimarães, disse que a reforma no CCZ é bem vinda. “Mas só a reforma de nada adianta se a postura das pessoas lá dentro não mudar. Basta olhar que o CCZ tem um ótimo centro cirúrgico, mas sem uso”, pondera.

Serviço:

Suporte para animais doentes e agressores – 3281-9288

Animais atropelados – 3138-8525

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Uso de celulares por estudantes da rede estadual está proibido

Já está em vigor a nova legislação que regulamenta o uso de celulares nas escolas da educação básica no Espírito…

5 horas atrás

Câmara vota hoje prevenção e combate ao bullying nas escolas da Serra

Vereadores durante a primeira sessão ordinária de 2025. Crédito: Divulgação/Sanderson Almeida Deve ser votado durante a sessão desta segunda-feira (3),…

5 horas atrás

Serra lidera a geração de empregos em 2024 – confira as áreas que mais contrataram

Divulgação PMS Com dados de 2024 fechados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, a Serra mostra mais uma vez que…

5 horas atrás

História e cultura de Nova Almeida são tema de documentário com lançamento em abril

Com lançamento previsto para abril de 2025, o documentário teve as gravações iniciadas em outubro do ano passado e conta…

6 horas atrás

Marcelo Santos é reeleito presidente da Assembleia Legislativa

O deputado Marcelo Santos foi reeleito presidente da Assembleia Legislativa. Crédito: Divulgação O deputado Marcelo Santos, do União Brasil, seguirá…

6 horas atrás

Vereadores da Serra iniciam ano legislativo nesta segunda (3)

Câmara da Serra, em Serra Sede. Foto: Gabriel Almeida A Câmara da Serra realiza nesta segunda-feira (3) a primeira sessão…

6 horas atrás