Categories: Amar é o Bicho

Após denúncias de maus-tratos CCZ da Serra reforma área de cães e gatos

Depois de diversas denúncias de maus-tratos a animais dentro da Vigilância Ambiental em Saúde (antigo CCZ), o município da Serra começou uma reforma e ampliação na área que atende cães e gatos recolhidos das ruas.

O CCZ é alvo de investigação na CPI dos Maus-tratos a Animais da Assembleia Legislativa do ES e também no Ministério Público Estadual, que foram informados das más condições do espaço pela ong Amizade é um Luxo.

O gerente da Vigilância Ambiental em Saúde (VAS), Paulo Viçose admitiu que as denúncias ajudaram a alavancar a obra que teve início no dia 25 e deve ficar pronta até o final de agosto.

Paulo explicou que a reforma será nas baias já existentes, que receberão revestimento nas paredes e pintura nas grades. Também será construído um gatil para atender os felinos. “O canil será ampliado e terá área de passeio e de sol para os cães”.

A estrutura do local contará com seis canis para observação, três canis individuais, seis canis coletivos. Viçose esclarece que o VAS recolhe somente animais de rua agressores ou animais que foram atropelados e socorridos com vida.

“O CCZ não recolhe animais doentes,. Não tem espaço para tratamento. Mas podemos dar suporte por meio de um técnico ou médico veterinário para orientar o cidadão com relação aos cuidados”.

Amizade é um Luxo
Depois das denúncias de maus-tratos realizadas pela ong Amizade é um Luxo, as voluntárias da entidade foram proibidas pelo município de atuar dentro do VAS. Na primeira reunião da CPI, no dia 13 de julho, o município se comprometeu em aceitar as voluntárias de volta no prazo de três dias, mas não cumpriu.

Apesar das restrições ao trabalho das ativistas o gerente do VAS Paulo Viçose ressaltou que a Amizade é parceira muito importante para o município e para a qualidade de vida dos animais. “Por se tratar de órgão público precisa de instrumento legal para formalizar esta cooperação entre as partes. A ong já protocolou a sua intenção e agora está na procuradoria sendo analisada”, justifica.

A presidente da ong Yara Guimarães, disse que a reforma no CCZ é bem vinda. “Mas só a reforma de nada adianta se a postura das pessoas lá dentro não mudar. Basta olhar que o CCZ tem um ótimo centro cirúrgico, mas sem uso”, pondera.

Serviço:

Suporte para animais doentes e agressores – 3281-9288

Animais atropelados – 3138-8525

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Homem é preso em flagrante recebendo anabolizantes na Serra

PF apreende anabolizantes na Serra/ Divulgação Polícia Federal Na tarde da última quarta-feira (28), a Polícia Federal (PF) prendeu em…

24 horas atrás

O frio continua? Veja previsão do tempo para a Serra

Foto: José Cruz/Agência Brasil As temperaturas amenas vivenciadas pelos moradores da Serra nos últimos dias trouxeram esperança de dias mais…

24 horas atrás

Bicanga, na Serra, registra dois incêndios na mesma semana

os incêndios são em áreas com vegetação e geralmente acontecem devido ação humana/ Leitor Tempo Novo Dois diferentes pontos do…

1 dia atrás

Barbeiro da Serra é reconhecido evento nacional

O evento Masterday Max dos Santos é o maior evento do Rio de Janeiro e um dos maiores do Brasil…

1 dia atrás

Especialista ensina como cuidar da pele em diferentes fases da vida

Cuidados com a pele/ Divulgação As peles adolescentes, adultas e maduras precisam de cuidados de acordo com a necessidade de…

2 dias atrás

Setembro tem Remember Serra Bela com shows de Blacksete e 80A+

a Blacksete, referência capixaba há mais de 20 anos, é conhecida por apresentar os hits mais badalados da era disco…

2 dias atrás