Após denúncia de moradores de Manguinhos, a Prefeitura da Serra emitiu auto de infração em desfavor da empresa Bioma Estudos e Projetos Ambientais por descarte irregular de lixo em uma das ruas do balneário. A empresa tem endereço no município de Alfredo Chaves; presta serviços para grandes empresas do Estado e escolheu a Serra para depositar resíduos.
O flagrante aconteceu nesta sexta-feira (16), na rua Raul Ribeiro, conhecida como Corujinha, quando moradores se depararam com um carro da empresa realizando descarte ilegal de resíduos. Esses moradores abordaram os funcionários da empresa, que alegaram não saber que o descarte em vias públicas da cidade era proibido. Entretanto, não recolheram o material, ao contrário, foram embora deixando o lixo nas ruas do bairro.
Segundo o líder comunitário Guilherme Lima, que é morador do balneário, a prefeitura foi notificada. “Um absurdo. Notifiquei a empresa e a prefeitura”, disse.
A reportagem acionou a Prefeitura da Serra para saber quais providências seriam tomadas. Em nota, a Secretaria de Comunicação informou que a empresa foi notificada. Confira:
“A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), através do Departamento de Fiscalização Ambiental (DFA), informa que recebeu a denúncia, na tarde desta sexta-feira (16). No local, foi constatado o descarte irregular e em locais impróprios de restos de poda e um pouco de entulho.
Com base na denúncia recebida e em outras informações da denunciante, será lavrado auto de infração contra a referida empresa, no transcorrer da próxima semana, e a mesma será notificada a retirar o material disposto irregularmente. O valor da multa, nesse caso, varia entre R$ 1001.00 e R$ 2.000,00.
Informa ainda que o telefone do Disk-silêncio e os outros canais continuam disponíveis para denúncias, como explicado a seguir: as denúncias podem ser feitas pelo 99951-2321, nos seguintes dias e horários: (segunda: 8h às 18) e de (terça a domingo: 7h a 1h); pelo e-mail do DFA (dfa.semma@serra.es.gov.br); também pela Ouvidoria em dias e horário comercial (0800-283-9780 ou 3291-2011), pelo e-mail (cgm@serra.es.gov.br) ou pelo App Colab”.
Já a assessoria da empresa justificou o ocorrido e responsabilizou os funcionários. “Os funcionários já foram advertidos sobre a ocorrência. Solicitamos que os mesmo retirassem o material imediatamente do local, porém, fui informada que eles já tinham chegado na base de trabalho que fica em Cachoeiro de Itapemirim.