Após fins de semana de bares e praias lotados, Serra ultrapassa 16 mil casos confirmados de Covid-19

Praias da Serra têm sido cenários para muitas aglomerações nos fins de semana. Foto: Michele Duarte

Após vários fins de semana com muitas aglomerações e praias lotadas, a Serra ultrapassou a triste marca de 16 mil moradores infectados pela Covid-19. O Município, que é o segundo com mais confirmações e óbitos no Espírito Santo, possui, no total, 16.091 moradores que foram contaminados, 504 pacientes que vieram a óbito e 15.010 pessoas curadas do coronavírus.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), foram 95 novos casos em 24 horas na Serra e nenhuma morte neste período. Enquanto isso, muitos serranos ignoram a pandemia, lotam praias, bares e outros locais públicos. Na grande maioria das vezes, as pessoas sequer utilizam máscaras de proteção – um dos itens essenciais para evitar a proliferação do vírus.

Há semanas, a Serra está classificada como risco baixo. Na prática, isso significa que não existem mais limites de horários para o funcionamento de comércios, incluindo bares, lanchonetes, restaurantes e shoppings. No entanto, o Governo do Estado pediu que a população mantenha os cuidados necessários e evite aglomerações, principalmente em locais fechados. Mas é exatamente o contrário disso que vem sendo feito por muitos moradores da Serra e também de outras cidades da Grande Vitória. 

Nesta semana, conforme noticiado pelo TEMPO NOVO, o governador Renato Casagrande (PSB), alertou a população sobre a necessidade de fechar comércio e outras atividades econômicas caso as “aglomerações exageradas” continuem ocorrendo no Espírito Santo. O governador ainda disse que houve um aumento da taxa de transmissão da Covid-19. Cenas de desrespeito as determinações de distanciamento social e uso de máscara são comuns na Serra,  inclusive acontecem juntamente com a superlotação de bares e praias.

“Com a taxa de transmissão aumentando, vai aumentar a ocupação dos leitos e os óbitos. Bom compreender que não resolvemos a pandemia, a pandemia está presente e precisamos contar com a responsabilidade de cada um de nós. Se a gente quiser que as atividades econômicas e sociais continuem funcionando, precisamos mudar nosso comportamento. Se não mudar, daqui a pouco teremos que tomar medidas restritivas porque a matriz de risco aponta: se aumentar óbito, vamos ter que de novo fechar”, disse o governador.

Existe uma grande preocupação por parte das autoridades de saúde e também de moradores, como é o caso dos de Manguinhos, que entraram em contato com a reportagem pedindo uma matéria para denunciar a superlotação do balneário. Também existe o problema de aglomeração em bares. Os estabelecimentos têm ficado lotados durante os fins de semana. Nesses locais, o uso de máscara é ignorado por muitos clientes, que superlotam os espaços. O transporte público também registra muita aglomeração, mas nesse caso, os trabalhadores são obrigados a conviver com a lotação, que persiste por anos.

Casos e óbitos por bairro

Os bairros da cidade com o maior número de óbitos são: Feu Rosa (25), Bairro das Laranjeiras (24), Nova Carapina I (22), Vila Nova de Colares (20), Cidade Continental (17), Parque Residencial Laranjeiras (16) e José de Anchieta I (16). Das mortes na cidade, a grande parte é de idosos ou pessoas com comorbidades, mas também houve registro de moradores mais jovens, com 32 e 43 anos. Nesse caso, sem informações sobre comorbidades. A taxa de letalidade da Serra é 3,2%.

Colina de Laranjeiras é o bairro com maior número de casos confirmados de coronavírus na Serra e já tem 775 confirmações. Em segundo lugar vem Feu Rosa, com 661. Ainda conforme apurado pelo TEMPO NOVO, no Painel Covid-19 – espaço onde o Estado contabiliza os dados do novo coronavírus – o Espírito Santo tem, no total, 132.350 confirmações, 3.551 mortes e 121.154 curados.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Incrível Cervejaria agita Bicanga com programação especial de fim de ano

A Incrível Cervejaria promoverá shows, happy hours com chopps e promoções exclusivas. Crédito: Divulgação A Incrível Cervejaria Artesanal, em Bicanga,…

13 horas atrás

Mortes no trânsito da Serra aumentam e cidade lidera ranking estadual

A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…

13 horas atrás

Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26)

A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…

14 horas atrás

Festa de São Benedito continua na Serra com puxada e fincada do mastro

A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…

14 horas atrás

Equipe de transição de Weverson entrega relatório e destaca organização financeira da Serra

Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…

1 dia atrás

Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas no ES e assusta moradores; entenda o aviso

Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…

1 dia atrás