Categories: Saúde

Após matar sete pessoas e adoecer 16 mil, dengue começa a recuar na Serra

Agentes de saúde da Serra: prefeitura diz que tem intensificado ações de combate. Foto: Divulgação

Com mais de 16 mil moradores doentes por dengue, a Serra está registrando uma queda nos números de casos confirmados. A afirmação é da Secretaria Municipal de Saúde, que diz, ainda, que, mesmo com a diminuição, continua intensificando o combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue e também do vírus da zika e chikungunya.

Segundo dados divulgados pela Sesa, o Município chegou a registrar 938 casos em apenas uma semana, em maio. Agora, em setembro, foram confirmados 44 casos em uma semana. A diminuição é de 95%. Ainda segundo a pasta, nas últimas oito semanas, também vem sendo confirmada essa queda. Apesar disso, a cidade segue liderando o ranking de municípios da Grande Vitória onde foram registrados mais casos de dengue.

No total, neste ano foram confirmados 16.332 casos de dengue na Serra, além de sete mortes pela doença. Em 2018, até o mês de setembro, tinham sido registrados 783 moradores infectados com o vírus. Zika e chikungunya não tiveram nenhuma morte registrada neste ano, sendo confirmados, respectivamente, 126 e 81 casos na cidade.

De acordo com a Prefeitura, ações de combate vêm sendo intensificadas para que essa queda nos registros continue. “Estamos realizando campanhas educativas para conscientização da população e até medidas diretas, como telagem de caixas d’água, bloqueio nos pontos críticos, colocação de larvicida, visita às residências e, também, a locais estratégicos (borracharias, ferros-velhos, floriculturas)”, destaca, em nota enviada pela assessoria de imprensa.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Incrível Cervejaria agita Bicanga com programação especial de fim de ano

A Incrível Cervejaria promoverá shows, happy hours com chopps e promoções exclusivas. Crédito: Divulgação A Incrível Cervejaria Artesanal, em Bicanga,…

1 dia atrás

Mortes no trânsito da Serra aumentam e cidade lidera ranking estadual

A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…

1 dia atrás

Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26)

A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…

1 dia atrás

Festa de São Benedito continua na Serra com puxada e fincada do mastro

A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…

1 dia atrás

Equipe de transição de Weverson entrega relatório e destaca organização financeira da Serra

Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…

2 dias atrás

Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas no ES e assusta moradores; entenda o aviso

Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…

2 dias atrás