Após os constantes afogamentos que ocorreram nas praias da Serra, inclusive com uma vítima fatal, a Prefeitura da Serra abriu processo seletivo para contratar salva-vidas que irão atuar durante todo o verão nos balneários da cidade. Ao todo, são 92 vagas e os escolhidos serão contratados para atuar a partir do dia 15 de dezembro. No momento, as praias do município estão ficando lotadas durante os fins de semana ensolarados, mas há pouquíssimos profissionais do ramo trabalhando.
A decisão da prefeitura de contratar esses novos profissionais já havia sido anunciada pelo TEMPO NOVO no dia 10 de setembro. Agora, segundo informações repassadas pelo Município, as inscrições do processo de contratação já estão abertas. Para se candidatar, os interessados precisam ir até a Secretaria de Defesa Social, localizada na Avenida Talma Rodrigues Ribeiro, 5416, Portal de Jacaraípe, no Pró-Cidadão.
A remuneração será de R$1.248 mais R$ 350 de auxílio alimentação, com jornada de trabalho de 40 horas semanais. O período de inscrições vai do dia 26 (segunda-feira) a 29 de outubro (quinta-feira).
A reportagem apurou que, entre os documentos necessários para a inscrição, estão: currículo próprio, fotos ¾, cópia simples e legível da carteira de identidade, cópia simples e legível do certificado de reservista – quando do sexo feminino, histórico escolar (as informações completas podem ser conferidas no edital, que está disponível no final deste texto).
Faltam salva-vidas e sobram afogamentos nas praias da Serra
Conforme já havia sido noticiado, as praias da Serra estão sendo palco para constantes afogamentos moradores da cidade e também de municípios vizinhos. Em agosto, por exemplo, uma criança e um jovem quase morreram afogados após entrar no mar de Bicanga. Uma das vítimas – criança de oito anos – está se recuperando até hoje.
Em setembro, outro jovem também se afogou, mas em Manguinhos, e nesse caso, a vítima morreu. O corpo do jovem não foi encontrado até hoje.
Nos dois casos, não havia salva-vidas nas praias onde ocorreram as fatalidades. Na ocasião, a Prefeitura da Serra informou que devido à pandemia e ao inverno houve redução na equipe de guarda-vidas. O Município se negou a informar a quantidade exata de profissionais que atuam na cidade, mas disse que eles estavam fazendo ações educativas em relação à Covid-19.