Categories: Notícias

Após proibição, Estado autoriza que ônibus do Transcol circulem com passageiros em pé

Passageiros no Terminal de Carapina: ônibus costumam sair lotados dos terminais. Foto: Ana Paula Bonelli

Em meio à pandemia causada pelo coronavírus, o governo do Estado voltou a autorizar que ônibus do sistema Transcol circulem com passageiros em pé. Até semana passada, os coletivos podiam sair dos terminais apenas com pessoas sentadas. Apesar disso, a medida, de fato, nunca foi colocada em prática pelos usuários e funcionários, já que cenas de superlotação em terminais e nos próprios veículos são vistas diariamente.

O secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, e o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, assinaram uma portaria, publicada neste fim de semana, onde o governo definiu quais ônibus receberão essa autorização, além de impor alguns limites para evitar aglomerações.

Segundo o texto, a autorização vale para as linhas expressas, que podem sair com até 25 passageiros em pé nos ônibus articulados e 15 nos veículos convencionais. Nas linhas que não são expressas, a proibição de pessoas circularem não sentadas continua valendo.

Essas regras já entraram em vigor. Segundo a portaria, o planejamento do dimensionamento da frota no contrato é de seis passageiros em pé por m², mas esse número foi reduzido para dois usuários por m² durante a pandemia para minimizar os risco de contaminação pela Covid-19.

Vale destacar que, em agosto deste ano, o Estado assinou um termo com o Ministério Público do Espírito Santo, onde se comprometia a não deixar que os ônibus saíssem dos terminais com pessoas em pé. O problema é que mesmo após isso, aglomerações continuaram ocorrendo nos coletivos.

Vale destacar que superlotação de coletivos do Transcol é um problema antigo, mas que se agravou durante a pandemia de Covid-19, já que aglomeração é sinal de contaminação, ainda mais em ambientes fechados como dentro dos veículos. O TEMPO NOVO já denunciou a situação diversas vezes. Os passageiros pedem aumento da frota e mais fiscalização para tentar conter contaminação do vírus nos terminais e ônibus.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Servidores do Governo do ES recebem pagamento dia 29 de novembro

O Governo do Estado anunciou o pagamento dos salários do funcionalismo no próximo dia 29. Segundo informações do Poder Executivo…

6 horas atrás

Acidente com ônibus na Serra deixa 17 feridos

Três veículos colidiram na tarde desta sexta-feira (22) próximo a entrada para o bairro Colina de Laranjeiras/ Reprodução Redes Sociais…

14 horas atrás

Velocidade na Terra encerra temporada neste fim de semana em Aracruz

O torneio acontece na pista localizada próximo ao colégio Honório Nunes de Jesus no bairro Morobá em Aracruz/ Divulgação As…

14 horas atrás

Com 53,08% dos votos, Érica Neves é eleita a primeira mulher presidente da história da OAB-ES

A advogada Érica Neves foi diretora da Associação Brasileira de Advogados (ABA) no Espírito Santo/ Divulgação A advogada Érica Neves…

14 horas atrás

Alunos da guarda fazem mutirão para doar sangue na Serra

Futuros agentes da Serra fazem mutirão de doação de sangue/ Divulgação GCM Serra A Guarda Civil Municipal da Serra (GCM) realizou…

15 horas atrás

Morre motorista baleado na cabeça durante discussão na Serra

A vítima foi encontrada com um tiro na cabeça e outro no braço esquerdo dentro do próprio carro no último…

15 horas atrás