A partir da próxima segunda-feira (07), estará em vigor o novo mapa de Risco decretado pelo Governo do Estado. Dessa vez, a Serra saiu da classificação de ‘Risco Alto’, para ‘Moderado’. Isso significa que haverá flexibilização das medidas de restrição. Entre elas está o fechamento do Parque da Cidade, que após quase três meses, voltará a funcionar para o público em geral.
Em nota a Prefeitura da Serra confirmou a reabertura: “De acordo com o decreto do Governo do Estado, com o risco moderado, o Parque da Cidade reabre. Importante destacar que as medidas restritivas continuam, como a obrigatoriedade do uso da máscara e distanciamento social. Além disso, no local é disponibilizado álcool em gel”, disse.
Saiba o que pode funcionar na cidade
Classificada em risco moderado a partir desta segunda-feira (7), a Serra sofre mudanças nas medidas de restrições nesta próxima semana. Agora, o Município passa a permitir o funcionamento de bares e as academias terão menos exigências para controle da pandemia do coronavírus.
As informações foram divulgadas pelo governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), no final da tarde desta sexta-feira (4).Além da Serra, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) classificou outros 45 municípios como risco moderado, 29 em alto e 23 em baixo. Não há nenhuma cidade com risco extremo.
Sendo assim, na Serra, os bares poderão funcionar, mas terão que seguir restrições, que também valem para restaurantes e lanchonetes. Ou seja, poderão funcionar de segunda a sábado até às 22h e, no domingo, até às 16h.
A mesma regra vale para distribuidoras de bebidas e lojas de conveniência. Para esse grupo de negócios, há limitação de um cliente a cada 5m² e afastamento mínimo de 2m entre as mesas. As boates e casas de shows ainda não têm autorização de funcionar.
Também devido ao risco moderado, na Serra, poderão ocorrer os seguintes eventos: corporativos, acadêmicos, técnicos e científicos. No entanto, há limitação de 300 pessoas, não podendo ultrapassar uma pessoa a cada 5m² de área.
Nas academias, fica liberada a realização de atividades aeróbicas individuais. Já as coletivas seguem suspensas.
Comércio em geral e shoppings
Os estabelecimentos comerciais podem funcionar a qualquer horário do dia e não há restrições nesse sentido. Contudo, é preciso respeitar o limite de um cliente a cada 10m² de área de loja. Em shoppings, há limitação de entrada de clientes na proporção de uma pessoa por 22m².