Serra, 20 de julho de 2018

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Meio Ambiente

Serra, 13 de dezembro de 2016 às 16:44

Após saída de invasores, Prefeitura e Vale cercam Parque de Bicanga


 

Movimentação durante a invasão dos terrenos: cerca de 300 pessoas participaram. Foto: Arquivo TN/Bruno Lyra

Nesta terça-feira (13) a Prefeitura da Serra e Vale começaram a cercar a área do Parque Natural Municipal de Bicanga, que teve 23 dos seus 88 hectares atingidos por fogo ou corte da vegetação após uma tentativa de invasão do local. A informação é da secretária interina de Meio Ambiente da Serra, Graciele Petarli.

Segundo Graciele as pessoas que participaram da ocupação irregular do local só foram retiradas na última sexta-feira (10), na 3ª tentativa de desocupação do terreno. A área do parque pertence a Vale, mas está prevista para ser repassada à Prefeitura da Serra como compensação ambiental pelos impactos da expansão das usinas de pelotização de minério de ferro em Tubarão.   

 “Algumas pessoas que participaram da invasão foram levadas à Delegacia, onde foi constatado que são as mesmas que fizeram outra invasão numa área particular, mas de interesse ambiental, em Balneário de Carapebus. Esta última já tem mandado de reintegração de posse que deve ser executado nos próximos dias. Creio que, sabendo disso, os invasores procuraram a área do Parque de Bicanga”, frisa Graciele.

Além da área do Parque de Bicanga, foram invadidos terrenos vizinhos, que ficam em frente ao setor Oceania do bairro Cidade Continental, entre a Estação de Tratamento de Esgoto da Cesan e as casas populares que a Prefeitura construiu com recursos federais.

Esse terrenos, que já são de propriedades da Prefeitura e ficam às margens da avenida Meridional, que liga a região de Novo Horizonte à Bicanga, também foram desocupadas. A invasão tinha começado há cerca de três semanas e em outras duas ocasiões as pessoas foram retiradas, mas voltaram à noite, logo após os fiscais da Prefeitura e Policiais Militares saírem do local.




O que você acha ?

Como você avalia o primeiro semestre do governo Audifax?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por