Após determinação da Justiça do Trabalho, a paralisação dos rodoviários foi suspensa na noite desta segunda-feira (8). Sendo assim, os ônibus do Transcol estão circulando normalmente nesta terça-feira (9) na Serra e em outras cidades da Grande Vitória. Os coletivos estavam sem atender os capixabas desde as 3 horas da madrugada de ontem e cenas de caos foram vistas pelas ruas do ES.
Na tarde desta segunda-feira, o desembargador federal do Trabalho, Gerson Fernando da Sylveira Novais, determinou que o Sindirodoviários-ES “se abstenha de impedir o acesso regular dos empregados (das empresas) às garagens, bem como qualquer medida que gere obstáculos aos empregados de ingresso nas dependências da sede para exercerem seu trabalho”.
Conforme informado pelo TEMPO NOVO, o movimento, que causou a paralisação da circulação dos coletivos, pediu que os os cobradores – que estão afastados desde maio de 2020 – voltem ao trabalho. O afastamento destes profissionais ocorreu, segundo o Governo do Estado, para evitar a proliferação do coronavírus dentro dos coletivos através do uso de dinheiro em cédula. Os cobradores estão recebendo seus salários integralmente.
Segundo os manifestantes, o movimento foi idêntico ao realizado no início deste ano e pede a volta dos cobradores aos coletivos. “Os cobradores precisam voltar as roletas do Transcol. Estamos há muitos meses afastados e o governo impede nossa volta”, relatou um dos rodoviários.