Polícia

Após ser chamada de ‘vira lata’, vice-governadora do ES não “dobra os joelhos”, processa autor e vai à PC

Vice-governadora reagiu aos ataques sofridos. Foto: divulgação/Tati Beling

A vice-governadora do Espírito Santo, Jacqueline Moraes – que desde que assumiu o mandato tem encampado pautas como o empoderamento feminino e o combate ao racismo – não deixou barato após sofrer ofensas de um colunista de um jornal online do ES. No texto, publicado em 18 de maio, entre outras ofensas, ela é classificada como “vira lata” que “abana o rabo” para o governador Renato Casagrande e “late” contra adversários “salivando ignorância”.

O conteúdo gerou uma onda de críticas de autoridades, como do próprio governador Renato Casagrande, o ex-prefeito de Vitória, João Coser e a vereadora da capital, Camila Valadão, por exemplo. Em resposta ao texto, a vice-governadora fez um Boletim de Ocorrência na Delegacia de Crimes Cibernéticos, além disso, entrou com uma ação na Justiça por violência política e de gênero, com base na Lei 14.192/21.

O texto que contém ofensas explícitas a Jacqueline é um desdobramento do caso em que o prefeito de Vitória acusou “autoridades” do Governo do Estado de corrupção; acusações das quais ainda não foram encaminhadas provas públicas. Em defesa do Governo do qual faz parte, Jacqueline disse que a fala do prefeito de Vitória tem cunho eleitoral e classificou como “irresponsável”.

Em nota oficial emitida pela vice-governadora, ela disse que “vivemos tempos difíceis, de verdades distorcidas e muita má intenção disfarçada de notícia”.

Ela afirmou que tem sido uma vítima sistemática dessa rede de “injustiças e mentiras”, que são usadas para a desqualificar utilizando “‘matérias’ mentirosas, covardes, racistas e misóginas, sem se importar em provar suas acusações ou pelo menos ouvir os dois lados da história”. E que tal comportamento, “está muito longe de representar o que é o jornalismo brasileiro”.

Jacqueline ainda disse que tem “orgulho em ser a primeira mulher eleita vice-governadora na história do Espírito Santo e em representar a maioria da população capixaba, que são as mulheres”. E em tom forte, completou: “Os compromissos que tenho assumido não me permitem dobrar os joelhos perante comportamentos absolutamente machistas”, afirmou.

Ela se disse ainda “uma grande defensora de uma imprensa livre, que luta e entrega a verdade com fatos apurados. Sem injustiças” e se solidarizou “com o trabalho dos jornalistas sérios” e por fim completou: “Não são tempos fáceis, mas, tenho certeza de que, mais uma vez, a verdade prevalecerá. Minha gratidão ao apoio da minha família, dos meus amigos e do governador Renato Casagrande nessa luta”, finalizou a nota.

Até a manhã dessa sexta-feira, o jornal que publicou o texto intitulando a vice-governadora como “vira-lata” ainda não tinha se pronunciado publicamente sobre o tema. Assim que houver novidade, atualizaremos aqui.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Vídeo| Carro cai de viaduto e é “parado” por palmeira na Serra

Um carro caiu de um viaduto situado na Rodovia Mário Covas na Serra na noite dessa sexta-feira (26). O carro…

3 horas atrás

Veja qual a previsão do tempo para este fim de semana na Serra

Mais um final de semana chegou e com ele a tradicional previsão do Tempo Novo. Veja como ficam os termômetros…

3 horas atrás

Serra registra três incêndios em menos de 24h

Três incêndios foram registrados por leitores em menos de 24h na Serra. O primeiro na quinta-feira (25) em uma vegetação…

3 horas atrás

Serra é a cidade que mais cadastrou famílias na Tarifa Social de energia em 2024

Somente nos últimos quatro meses de 2024, 5.833 famílias da Serra foram cadastradas no benefício da Tarifa Social de Energia…

20 horas atrás

Partido de Casagrande, o PSB, oficializa apoio a Weverson Meireles para prefeito da Serra

Na noite desta quinta-feira (25), o PSB, partido do governador Renato Casagrande, realizou sua convenção na Serra. Aproximadamente 600 pessoas…

1 dia atrás