Um dado estarrecedor do pico da pandemia causada pelo coronavírus – em maio deste ano – voltou a assombrar os moradores da Serra na tarde desta terça-feira (29). Trata-se do aumento expressivo no número diário de óbitos causados por complicações da Covid-19: 10 vítimas fatais em apenas 24 horas na cidade. Essa situação relembra o dia 27 de maio, quando pela primeira vez, o município chegava a essa triste marca. Desde então, a cidade não havia perdido tantas pessoas de uma única vez.
Segundo os dados mais recentes publicados no Painel Covid-19, a Serra já registra, no total, 30.407 pessoas que foram infectadas, 650 mortes e 29.113 moradores considerados recuperados da doença. Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, existem outros 34.378 moradores do município que podem estar infectados pelo coronavírus. No momento, eles aguardam o resultado dos testes já realizados.
A única vez que a Serra registrou 10 mortes em um único dia foi em maio deste ano, no momento mais crítico da pandemia em terras capixabas. Após isso, a média móvel de óbitos foi diminuindo a cada dia. Nesse mês, a situação voltou a piorar e a cidade começou a contabilizar de três a quatro casos fatais por dia. Isso ocorre em meio a aglomerações causadas por moradores em muitos locais, como praias e bares, por exemplo.
A cidade também é a primeira com mais casos confirmados de coronavírus em todo o Espírito Santo. Além de ser a segunda com mais óbitos, ficando atrás apenas de Vila Velha. Conforme já informado pelo TEMPO NOVO, os dados parecem não preocupar alguns serranos, que mesmo na pandemia, estão causando aglomerações em bares, praias e outros espaços públicos.
Durante os fins de semana, a situação piora e cenas de superlotação de diversos ambientes acontecem ainda mais. Muitos moradores cobram ações de fiscalização por parte da Prefeitura da Serra, que afirma monitorar essas situações, mas declara que o intuito é apenas educativo e não para aplicar penalidades.
Os bairros da cidade com o maior número de óbitos são: Bairro das Laranjeiras (32), Feu Rosa (29), Vila Nova de Colares (24), Nova Carapina I (23), Cidade Continental (22), José de Anchieta I (21), Barcelona (19) e Parque Residencial Laranjeiras (19).
Das mortes na cidade, a grande parte é de idosos ou pessoas com comorbidades, mas também houve registro de moradores mais jovens, com 32 e 43 anos. Nesse caso, sem informações sobre comorbidades.
Colina de Laranjeiras é o bairro com maior número de casos confirmados de coronavírus na Serra e já tem 1.412 confirmações. Em segundo lugar vem Feu Rosa, com 1.158. Ainda conforme apurado pelo TEMPO NOVO, no Painel Covid-19 – espaço onde o Estado contabiliza os dados do novo coronavírus – o Espírito Santo tem, no total, 244.251 confirmações, 5.031 mortes e 224.547 curados.