A superchuva que atingiu a Serra durante a noite desta quarta-feira (10) causou muitos estragos pelos bairros da cidade. A comunidade de Planalto Serrano é uma das mais afetadas. Por lá, uma ponte que fazia passagem de rua por cima de valão tomado por esgoto não aguentou a força da correnteza e desabou. Até o momento, não há informações sobre pessoas que ficaram feridas.
A reportagem apurou que a situação ocorreu próximo a via onde acontece a feira semanal do bairro, no Bloco A. Vídeo recebido pelo TEMPO NOVO mostra que a rua ficou cortada ao meio após a queda da ponte. Na manhã desta quinta-feira (11), novas imagens feitas por populares impressionam: até um carro ficou pendurado nas margens da antiga ponte.
A ponte passa por cima do córrego Dr. Robson. Próximo a área que cedeu, existem muitas casas e, inclusive, esse é o principal medo dos moradores da localidade, já que essas residências podem ceder. No vão aberto pela força da água, uma enxurrada atravessa e leva ainda mais terra das margens. Uma geladeira, pedaços de móveis e outros resíduos foram parar dentro do valão.
“O principal problema é que a terra está cedendo junto com a ponte, mas acredito que como o caminho da água abriu, isso vai parar. Estamos correndo risco aqui e ninguém nos atende”, relatou popular que preferiu não se identificar.
A reportagem está em contato com a Prefeitura da Serra para saber quais ações serão feitas para amenizar os estragos da chuva. No momento, uma reunião está acontecendo para definir estas medidas. Assim que a demanda for respondida, essa matéria será atualizada.
Cidade onde mais choveu em 24h
De acordo com a Defesa Civil, a Serra recebeu 184 milímetros de chuva em apenas 24 horas e é onde mais choveu em todo o Espírito Santo. O TEMPO NOVO esteve acompanhando toda a situação sofrida pelos moradores durante o momento da chuva. Moradores de diversos bairros sofreram com os transtornos causados.
Em Eldorado, casas de populares foram completamente alagadas e uma verdadeira enxurrada se formou em vias públicas. Por lá, moradores precisaram nadar em meio ao esgoto para sair do alagamento. Situação complicada também ficou no viaduto da região, que foi coberto por água.
Como de costume, o trecho da BR-101, situado em frente ao supermercado EPA ficou interditado por mais de quatro horas após alagamentos. Na região, motoristas se arriscaram para atravessar a pista, seja no sentido Vitória x Serra ou Serra x Vitória.
Em Barcelona, segundo moradores, a avenida Região Sudeste também foi tomada por água da chuva. Carros ficaram ilhados no meio da via.
Em Parque Residencial Laranjeiras, a avenida Eudora Scherrer de Souza ficou alagada no trecho próximo ao terminal do Transcol.
Serra tem seis pontos críticos para deslizamentos
A Defesa Civil Estadual colocou a Serra em alerta para perigo de deslizamentos. Vale destacar que na cidade existem seis pontos críticos deste tipo de ocorrência distribuídos nos bairros Diamantina, Jardim Carapina, José de Anchieta II, Serra Dourada II, Vista da Serra I e encosta Reis Magos, em Nova Almeida. Algumas dessas comunidades também sofrem risco de alagamentos, como José de Anchieta II.