Brasil

Aposentados têm terceiro fim de ano sem o 13º

decimo terceiro aposentadosdecimo terceiro aposentados
Pelo terceiro ano, o 13º de aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) foi pago no primeiro semestre. Crédito: Agência Brasil
NATALIE VANZ BETTONI

Pelo terceiro ano, o 13º de aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) foi pago no primeiro semestre. A antecipação ocorreu em 2020 para amenizar os efeitos econômicos da pandemia de Covid-19 e se repetiu nos últimos dois anos, com o pagamento parcelado entre maio e junho em vez de agosto e novembro.

O dinheiro, comumente usado para cobrir as despesas extras do final de ano, acaba destinado a outros propósitos –frequentemente, o pagamento de contas do dia a dia, muitas das quais ficaram mais caras em 2022.

“A comida subiu muito, muito mesmo. Carne, legumes, frutas, tá tudo muito caro”, diz a curitibana Vilmara Bagdzinski, de 55 anos. Empregada doméstica aposentada em 2016, ela recebeu o benefício antecipado e logo precisou gastá-lo. “Gastei faz tempo, já usei tudo para pagar minhas contas”, diz.

Mesmo recebendo em dezembro, Antonia de Jesus também não conseguiu dedicar o dinheiro às contas extras do fim de ano. A copeira conseguiu a aposentadoria em julho, motivo pelo qual recebeu o 13º em uma única parcela, relativa ao mês de novembro. “Estou mexendo na documentação da minha casa e precisava de dinheiro para pagar.”

A moradora de Embu das Artes, em São Paulo, continuou trabalhando após a aposentadoria. Ela diz que o dinheiro não está fazendo falta: “Lógico que as coisas estão difíceis, mas dá para você ir se virando com o pouco que tem, e está tudo bem com isso.”

Apesar da inflação crescente, a especialista em planejamento financeiro Cintia Senna recomenda guardar o 13º para momentos de oportunidade ou necessidade. “O 13º é uma possibilidade de deixarmos rendendo juros e usar no momento adequado, seja no final de ano, com as festas, ou com as contas do começo de ano.”

Ela também indica fugir de empréstimos que antecipam o pagamento. “Evitar fazer mais dívidas, porque a conta vem depois e tem juros.” Senna sugere fazer o contrário: aplicar o dinheiro. “Vamos usar os juros a nosso favor, buscar guardar o máximo possível e pensar que só vou receber no final do ano. Esse dinheiro guardado até dezembro já rende um valor interessante.”

A possibilidade de guardar por mais tempo também é importante, permitindo que o dinheiro esteja disponível em momento de necessidade. É o que faz a paulistana Severina Silva dos Santos, de 82 anos. Ex-diretora executiva do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical, ela se aposentou em outubro de 1990 e continuou trabalhando até 2021.

“Como tenho minhas contas todas em dia, pude guardar. Às vezes pego para comprar as coisas, sabe avó como é, pegar alguma coisinha pro neto. Agora estão todos grandes, já estão trabalhando, dou aquela quantia para cada um. Hoje estou no prejuízo porque dois fazem aniversário no mesmo dia, mas é um prejuízo saudável”, diz Santos em meio a risadas.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

ArcelorMittal confirma que tarifaço de Trump pode atrapalhar investimento de R$ 4 bilhões na Serra

O fim das cotas de isenção — pressionam diretamente a ArcelorMittal, que exporta 3,46 milhões de toneladas anuais de aço…

16 horas atrás

Comunicado – 06/05/2025 – 2ª edição

publicidade legal - 06-05-2025 - 2 ediçãoBaixar

16 horas atrás

Ação educativa do Departamento de Trânsito aborda 176 motoristas da Serra

Um carro acidentado foi utilizado para alertar os motoristas sobre os riscos de dirigir sob efeito de álcool. Foto: Divulgação…

17 horas atrás

Saiba quais supermercados vendiam carne estragada e alimentos mofados na Serra

Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Jornal Tempo Novo (@jornaltemponovo) Uma operação da Polícia Civil e do…

17 horas atrás

Serra terá aulas de zumba abertas ao público — veja como se inscrever

A professora Vanessa Marques (de blusa amarela) e parte de suas alunas. Foto: Divulgação/arquivo pessoal Moradores de Eldorado e adjacências…

18 horas atrás

Serra brilha no Estadual de Wrestling e mira cenário internacional

Os atletas da Serra conquistam medalhas no Estadual 2025 de Wrestling em Guarapari e já se preparam para o Campeonato…

18 horas atrás