Categories: Política

Aprovada lei que reduz imposto para investidor

O secretário Erly, o vereador Xambinho e o empresário Leonardo de Castro. Foto: Arquivo TN

Por Conceição Nascimento 

A Câmara da Serra deu a largada na temporada de atração de empresas para a cidade, com a aprovação, nesta quarta-feira (25) do projeto de lei Desenvolve+Serra, que tramitou na Casa desde julho. A matéria prevê redução de taxas, autorizações e até isenção de impostos municipais com a finalidade de atrair investidores para a cidade.

Para o empresário e vice-presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo, Leonardo de Castro “O município deu um passo relevante na disputa por investimentos, e se torna mais competitivo, é fundamental, principalmente nesse cenário de crise”, avalia.

Na fila com pedido para os benefícios do Desenvolve +Serra já existem seis empresas, sendo quatro já instaladas na cidade e outras duas que devem se estabelecer. As informações são do secretário de Desenvolvimento Econômico, Erly Vieira.

“As empresas receberão uma pontuação com base em uma série de requisitos e é esta pontuação que vai determinar o montante do benefício recebido. Tanto as que existem como as que ainda buscam se instalar na Serra”, disse o secretário.

Alguns vereadores justificavam a resistência sobre o projeto, alegando que só beneficiava empresas de fora, enquanto as existentes não tinham oportunidade sobre os benefícios da lei.

Para resolver este impasse, apresentaram emenda coletiva propondo que os benefícios sejam estendidos às empresas já estabelecidas na cidade.

“A questão foi que chegamos ao consenso pela necessidade de investimentos que o município tem. Trabalhamos junto com a Comissão de Justiça, onde o projeto aguardava parecer, que teve a sabedoria de liberar a matéria para votação”, disse o vereador Alexandre Xambinho (Rede), que foi um dos articuladores para a aprovação da lei.

O projeto prevê:

20% a 100% para ITBI e IPTU

Até 50% para ISS

10% a 50% para taxas e autorizações

 

 

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Jovem de 18 anos é baleado e pede ajuda a mãe na Serra

A mãe da vítima chegou a ouvir os disparos sem saber que o filho tinha sido atingido/ Divulgação Um jovem…

3 horas atrás

Aniversário acaba com três mortes e sete feridos na Serra

O grupo estava reunido em um bar em comemoração ao aniversário da dona do estabelecimento/ Divulgação A festa de aniversário…

4 horas atrás

Homem é torturado e morto a tijoladas e pedradas na Serra

A vítima foi assassinada ao lado de um lava-jato localizado na Rua das Rosas, em Feu Rosa/Foto: Divulgação O corpo…

4 horas atrás

Tempo segue nublado na Serra neste sábado (23)

O sábado (23) amanheceu com o céu nublado. Foto: Gabriel Almeida O céu cinza e a chuva pontual devem continuar…

6 horas atrás

Advogada aponta direitos de pacientes oncológicos

Desde a saúde assistencial até benefícios tributários, previdenciários e trabalhistas, os pacientes oncológicos tem uma série de direitos exclusivos/ Foto:…

6 horas atrás

Servidores do Governo do ES recebem pagamento dia 29 de novembro

O Governo do Estado anunciou o pagamento dos salários do funcionalismo no próximo dia 29. Segundo informações do Poder Executivo…

14 horas atrás