Por Conceição Nascimento
A 48 dias do ano eleitoral, as especulações seguem em ritmo forte. As mais recentes dão conta de uma possível aproximação entre o deputado federal Sérgio Vidigal (PDT) e o PSDB, de forma que o ex-prefeito da Serra indicasse o vice na chapa tucana encabeçada por Vandinho Leite para a prefeitura da Serra.
A parceria estaria sendo costurada em Brasília, entre os deputados federais Vidigal e Max Filho (PSDB). Em conversa com a reportagem, o tucano demostra proximidade a Vidigal, mas nega as especulações. “Conversamos bastante em Brasília, somos membros da mesma comissão da Câmara. Estamos abertos ao entendimento e atualmente queremos consolidar Vandinho Leite em uma candidatura ampla. Não fomos procurados para isso”, disse.
Porém o presidente municipal do PSDB, José Carlos Buffon, disse já ter ouvido boatos de uma possível aproximação entre os partidos e admite que há pessoas da direção do PSDB em conversa com o ex-prefeito Vidigal. “Essa é uma conversa de bastidor e já há algum tempo, mas é especulação de quem está fora, nunca ouvimos dele nenhuma fala neste sentido. Outras pessoas da direção tem conversado com ele, mas ainda não se discute formação de chapas”, avaliou.
O presidente estadual do PSDB, Jarbas de Assis, disse que ouviu conversas no sentido de Vidigal abrir mão da candidatura própria, mas duvida que aconteça. “Não tenho essa informação, não ouvi falar. Já ouvi alguma coisa sobre a possibilidade de Vidigal desistir, mas não sei se é possível. Acho que teremos as três candidaturas, sendo a nossa, a de Vidigal e a de Audifax”, lembrou.
Vandinho Leite, pré-candidato do PSDB à Prefeitura da Serra, disse que os dois partidos têm candidaturas majoritárias no primeiro turno, porém admite que há clima favorável para fechar apoio em um possível segundo turno contra Audifax (Rede). “A conversa entre as legendas foi no sentido de se fazer uma campanha limpa no primeiro turno, para criar um ambiente de diálogo para um possível segundo turno” diz Vandinho.
Procurado pela reportagem, o deputado federal Sérgio Vidigal disse, por meio de sua assessoria de imprensa, que está focado em desempenhar
um bom trabalho como parlamentar e honrar os mais de 161 mil votos confiados pelos capixabas. “Para o deputado o momento é cuidar do país que
atravessa uma profunda crise econômica, ética e política. O cenário político para a disputa eleitoral do próximo, ano ainda não está em sua agenda”. Vale lembrar que a ex-prefeita Madalena Santana e o ex-secretário de Finanças da gestão Vidigal migraram para o PSDB em 2015.