Categories: Meio Ambiente

Ar da Grande Vitória está mais poluído, aponta IBGE

Protesto de moradores de Vitória contra a poluição do ar, em fevereiro deste ano. Foto: Divulgação/SOS Ambiental

Por Bruno Lyra

O que os moradores da Grande Vitória vêm apontando há tempos foi confirmado pelos Indicadores de Desenvolvimento Sustentável do IBGE: o ar da região metropolitana está mais poluído.

O estudo foi publicado nesta sexta (19) e avaliou a variação da concentração de poluentes entre os anos de 2010 e 2011. Foram avaliados os seguintes poluentes: partículas totais em suspensão (PTS); partículas inaláveis (PM10); dióxido de enxofre (SO2); dióxido de nitrogênio (NO2); ozônio (O3); e monóxido de carbono (CO), medidos em microgramas por metro cúbico (mg/m3).

Embora o documento aponte maior presença dessas substâncias, ele ressalta que as concentrações ainda estão dentro dos padrões exigidos pela lei brasileira, que é bem mais frouxa do que os limites estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) a partir de 2005.

Tanto no ar da Grande Vitória em 2011, segundo o IBGE, a concentração de partículas inaláveis (poeira que pode ser aspirada pelo ser humano) chegou ao pico de 115 μg/m3 (microgramas por metro cúbico). O limite da OMS é de 50 μg/m3. Significa que o ar daqui esteve 230% mais sujo do que recomenda a principal entidade médica do planeta.

Outro poluente que extrapolou o parâmetro da OMS foi o ozônio (O3), onde a concentração máxima medida na Grande Vitória foi 143 μg/m3. O limite da OMS é de 100 μg/m3.

Pó Preto

O problema da poluição do ar na Grande Vitória é tão grave que, pela segunda vez, a Assembleia Legislativa monta uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar responsabilidades (a primeira CPI aconteceu na década de 1990).

O principal alvo são as atividades da Vale e ArcelorMittal Tubarão no Complexo Industrial de Tubarão, localizado na Serra e em Vitória, de onde há décadas se lança o pó preto e gases sobre os bairros da Grande Vitória.

Além dos incômodos e danos patrimoniais, moradores reclamam das doenças respiratórias provocadas ou agravadas pela poluição. Fatos corroborados por médicos e pesquisadores capixabas, como as médicas da Sociedade Capixaba de Pneumologia, Ciléia Martins e Ana Maria Casati; o  médico alergista e imunologista José Carlos Perini e o biólogo André Ruschi.

Augusto Ruschi

André é filho do patrono nacional da ecologia, o cientista capixaba Augusto Ruschi, sendo também o principal herdeiro de seu legado. Antes da instalação do Complexo de Tubarão ainda na década de 1970, Augusto alertou as autoridades para o risco de colocar siderúrgicas no local, onde a predominância do vento nordeste jogaria a poluição para as áreas mais habitadas. E foi que o aconteceu.

Na década de 2000 o governo do Estado concedeu licença ambiental para expansão da ArcelorMittal e para a Vale no Complexo de Tubarão.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Vídeo| Carro cai de viaduto e é “parado” por palmeira na Serra

Um carro caiu de um viaduto situado na Rodovia Mário Covas na Serra na noite dessa sexta-feira (26). O carro…

4 horas atrás

Veja qual a previsão do tempo para este fim de semana na Serra

Mais um final de semana chegou e com ele a tradicional previsão do Tempo Novo. Veja como ficam os termômetros…

4 horas atrás

Serra registra três incêndios em menos de 24h

Três incêndios foram registrados por leitores em menos de 24h na Serra. O primeiro na quinta-feira (25) em uma vegetação…

4 horas atrás

Serra é a cidade que mais cadastrou famílias na Tarifa Social de energia em 2024

Somente nos últimos quatro meses de 2024, 5.833 famílias da Serra foram cadastradas no benefício da Tarifa Social de Energia…

21 horas atrás

Partido de Casagrande, o PSB, oficializa apoio a Weverson Meireles para prefeito da Serra

Na noite desta quinta-feira (25), o PSB, partido do governador Renato Casagrande, realizou sua convenção na Serra. Aproximadamente 600 pessoas…

1 dia atrás