Categories: Meio Ambiente

Ar da Grande Vitória está mais poluído, aponta IBGE

Protesto de moradores de Vitória contra a poluição do ar, em fevereiro deste ano. Foto: Divulgação/SOS Ambiental

Por Bruno Lyra

O que os moradores da Grande Vitória vêm apontando há tempos foi confirmado pelos Indicadores de Desenvolvimento Sustentável do IBGE: o ar da região metropolitana está mais poluído.

O estudo foi publicado nesta sexta (19) e avaliou a variação da concentração de poluentes entre os anos de 2010 e 2011. Foram avaliados os seguintes poluentes: partículas totais em suspensão (PTS); partículas inaláveis (PM10); dióxido de enxofre (SO2); dióxido de nitrogênio (NO2); ozônio (O3); e monóxido de carbono (CO), medidos em microgramas por metro cúbico (mg/m3).

Embora o documento aponte maior presença dessas substâncias, ele ressalta que as concentrações ainda estão dentro dos padrões exigidos pela lei brasileira, que é bem mais frouxa do que os limites estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) a partir de 2005.

Tanto no ar da Grande Vitória em 2011, segundo o IBGE, a concentração de partículas inaláveis (poeira que pode ser aspirada pelo ser humano) chegou ao pico de 115 μg/m3 (microgramas por metro cúbico). O limite da OMS é de 50 μg/m3. Significa que o ar daqui esteve 230% mais sujo do que recomenda a principal entidade médica do planeta.

Outro poluente que extrapolou o parâmetro da OMS foi o ozônio (O3), onde a concentração máxima medida na Grande Vitória foi 143 μg/m3. O limite da OMS é de 100 μg/m3.

Pó Preto

O problema da poluição do ar na Grande Vitória é tão grave que, pela segunda vez, a Assembleia Legislativa monta uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar responsabilidades (a primeira CPI aconteceu na década de 1990).

O principal alvo são as atividades da Vale e ArcelorMittal Tubarão no Complexo Industrial de Tubarão, localizado na Serra e em Vitória, de onde há décadas se lança o pó preto e gases sobre os bairros da Grande Vitória.

Além dos incômodos e danos patrimoniais, moradores reclamam das doenças respiratórias provocadas ou agravadas pela poluição. Fatos corroborados por médicos e pesquisadores capixabas, como as médicas da Sociedade Capixaba de Pneumologia, Ciléia Martins e Ana Maria Casati; o  médico alergista e imunologista José Carlos Perini e o biólogo André Ruschi.

Augusto Ruschi

André é filho do patrono nacional da ecologia, o cientista capixaba Augusto Ruschi, sendo também o principal herdeiro de seu legado. Antes da instalação do Complexo de Tubarão ainda na década de 1970, Augusto alertou as autoridades para o risco de colocar siderúrgicas no local, onde a predominância do vento nordeste jogaria a poluição para as áreas mais habitadas. E foi que o aconteceu.

Na década de 2000 o governo do Estado concedeu licença ambiental para expansão da ArcelorMittal e para a Vale no Complexo de Tubarão.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Grande empresária da Serra, Aline Bianca morre após desfilar como musa no Carnaval de Vitória

Foto: Divulgação Salão Aline Bianca A empresária Aline Bianca passou mal e acabou morrendo após desfilar como musa da escola…

10 horas atrás

Motorista é picado por marimbondo, bate Transcol e acidente mobiliza helicóptero na Serra

O acidente com o ônibus do Transcol deixou feridos e mobilizou helicóptero para o resgate das vítimas. Crédito: Divulgação Um…

14 horas atrás

Motociclista perde o controle, é atropelada por ônibus e morre na Serra

O acidente aconteceu na Avenida Norte Sul, na Serra. A motociclista perdeu o controle e foi atropelada por um ônibus…

15 horas atrás

Dois coleiros presos são resgatados em distribuidora de bebidas na Serra

O caso aconteceu em uma distribuidora de bebidas na Serra/ Divulgação Semma Na noite de quinta-feira (20), a equipe de…

18 horas atrás

Da Serra para o mundo: armador Pedro Henrique passa por avaliação no Botafogo

Jogador de 16 anos foi bicampeão capixaba de basquete em duas categorias. Fã de Kobe Bryant e SGA, atleta é…

18 horas atrás

Homem vai à escola e ameaça mãe e filha com facão na Serra

Um homem foi à Escola Municipal de Ensino Fundamental Jonas Faria, localizada em Nova Carapina I, na Serra, e ameaçou…

18 horas atrás