A cidade de Aracruz acaba de ser reconhecida com a nota A+ pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), a mais alta classificação conferida aos municípios que apresentam excelência tanto na Capacidade de Pagamento quanto na Qualidade da Informação Contábil e Fiscal. A conquista coloca Aracruz entre os 84 municípios brasileiros, de um total de 5.567 analisados, que atingiram essa pontuação máxima.
Aracruz obteve nota A nos três principais indicadores financeiros que medem a capacidade de pagamento dos municípios: endividamento, poupança corrente e liquidez. Nos detalhes, o município apresentou uma relação de endividamento de 6,35% (frente ao limite de 60%), uma poupança corrente de 80,43% (dentro do limite de 85%) e uma liquidez de 28,98% (acima do mínimo exigido de 5%).
O secretário de Finanças, Geraldo Magela, enfatiza a importância dessa conquista: “Essa nota comprova que, além de tratar os dados contábeis e fiscais com transparência e integridade, o município está com suas contas equilibradas e uma excelente saúde financeira. Essa avaliação positiva do Tesouro Nacional apenas comprova que o município vem planejando com eficiência a alocação dos recursos arrecadados e entregando investimentos e serviços de qualidade à população.”
+ Serra abre inscrição para projetos culturais com investimento total de R$ 2 milhões
A nota da capacidade de pagamento, que avalia o equilíbrio fiscal das contas municipais, trouxe Aracruz para a 42ª posição no cenário nacional para os indicadores de Endividamento e Poupança Corrente e a 9ª posição no indicador de Liquidez. No Espírito Santo, Aracruz é destaque, ocupando a 4ª posição no indicador de endividamento e a 3ª posição em poupança e liquidez.
“Este reconhecimento reflete o desempenho de Aracruz ao longo de 2023, comprovado pelo Tesouro Transparente do Governo Federal, que mostra que o município é referência em planejamento financeiro e gestão eficiente”, analisou o prefeito de Aracruz, Dr.Coutinho.