Categories: Meio Ambiente

Arcelor tira água do Santa Maria mas ajuda rio Doce

A vazão do rio Santa Maria pouco antes das chuvas dos últimos dias era dramática no ponto de captação na zona rural da Serra. Foto: Bruno Lyra

Por Bruno Lyra

A ArcelorMittal Tubarão é a maior consumidora individual da água do rio que abastece a Serra, parte de Vitória, Cariacica e Fundão. Ela consome 1000 litros por segundo, 1/3 de tudo que é captado do rio. Mesmo assim a empresa vai ajudar a recuperar nascentes de outro rio, o Doce.

A empresa será parceira do projeto de recuperação de mil nascentes na porção capixaba da bacia do Doce até 2018, iniciativa que envolve o Governo Estadual e o Instituto Terra do fotógrafo Sebastião Salgado, cuja sede é no município mineiro de Aymorés.

Segundo o gerente do Programa Reflorestar, do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema), a Arcelor já era parceira da iniciativa na parte mineira do rio Doce no projeto de recuperação tocado pelo Instituto Terra.

E foi no contexto de implantação da iniciativa em terras capixabas que a empresa entrou. “A Arcelor entra com mourões e arames farpados para cercar as nascentes, cujo cercamento formará área em média de 0,8 hectares no entorno de cada nascente”, adianta.

Segundo Sossai, o estado dará uma fossa séptica para cada produtor rural, além de contemplar a propriedade com Cadastro Ambiental Rural (CAR). Também haverá cessão de mudas de mata Atlântica onde for necessário. Serão 500 propriedades rurais com duas nascentes recuperadas cada. O investimento do Estado deve girar em torno de R$ 5 milhões.

Sossai disse que a intenção é trazer iniciativas semelhantes para a bacia do Santa Maria, mas ainda não há  previsão de quando isso irá acontecer. “Mas certamente a Arcelor e outra grande consumidora, a Vale,  serão convidadas”, frisa.

O gerente não soube informar se a Arcelor tem alguma iniciativa de recuperação ambiental no rio Santa Maria, que quase secou em fevereiro por conta da severa estiagem. Por pouco a população da Serra, zona Norte de Vitória, Praia Grande, em Fundão, e parte de Cariacica não ficaram sem água.

Na ocasião, a água para a Arcelor e para Vale foi cortada pela metade por ordem do Governo do Estado.

Empresa

A assessoria de imprensa da ArcelorMittal Tubarão disse que a empresa por enquanto está focando no rio Doce e que entrou no projeto de maneira voluntária.   

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Incrível Cervejaria agita Bicanga com programação especial de fim de ano

A Incrível Cervejaria promoverá shows, happy hours com chopps e promoções exclusivas. Crédito: Divulgação A Incrível Cervejaria Artesanal, em Bicanga,…

13 horas atrás

Mortes no trânsito da Serra aumentam e cidade lidera ranking estadual

A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…

13 horas atrás

Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26)

A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…

13 horas atrás

Festa de São Benedito continua na Serra com puxada e fincada do mastro

A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…

14 horas atrás

Equipe de transição de Weverson entrega relatório e destaca organização financeira da Serra

Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…

1 dia atrás

Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas no ES e assusta moradores; entenda o aviso

Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…

1 dia atrás