Categories: Meio Ambiente

Arcelor vai dessalinizar água do mar para uso industrial

Canal de água do mar que Arcelor já usa para resfriar equipamentos, agora empresa irá dessalinizar para aplicação industrial. Foto: Arquivo TN/Bruno Lyra

Maior consumidora do principal rio que abastece a Serra, o Santa Maria, a ArcelorMittal Tubarão anunciou na última que irá dessalinizar água do mar. A medida pode ajudar a reduzir a pressão sobre o sistema de abastecimento da cidade, que chegou a colapsar em setembro de 2016 no auge da superseca, quando faltou água até para atender os bairros que já enfrentavam rodízio àquela altura.

Segundo a assessoria de imprensa da Arcelor, o projeto inicialmente deve produzir 138 litros por segundo. Atualmente a empresa consome algo em torno de 500 litros por segundo(l/s) do Santa Maria, cuja vazão era de 5,7 mil (l/s) na última terça-feira (22), mas que chegou a 1,4 mil (l/s) na superseca de 2016. A empresa usava 1,2 mil litros (l/s) do manancial, mas teve que reduzir o consumo após o governo decretar situação de alerta por conta da seca ainda em 2015.  

De acordo com a Arcelor, o projeto de dessalinização deve custar R$ 50 milhões, vai gerar 200 empregos diretos temporários durante as obras e oito permanentes na operação. A capacidade de produção de água dessalinizada poderá ser expandida, mas a siderúrgica ainda não divulgou em quanto. 

A empresa disse que já protocolou o pedido de licenciamento do projeto junto ao Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) e a previsão é que comece as obras este ano. A instalação do sistema, que irá consumir energia gerada na própria planta de Tubarão, deve durar dois anos.

A Arcelor acrescenta que já usa água do mar bruta, cerca de 13 mil l/s para processos de resfriamento de equipamento. Esse líquido, que representa 96,5% de todo o consumo da planta, é devolvido ao mar. Já a água doce usada atualmente tem índice de recirculação de quase 98%.  

O Vice-Presidente de Operações, da empresa, Jorge Luiz Ribeiro de Oliveira, afirmou que o projeto usará a tecnologia de osmose reversa, já aplicada em países como Israel, Espanha, Austrália, Argentina e Estados Unidos.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Grande empresária da Serra, Aline Bianca morre após desfilar como musa no Carnaval de Vitória

Foto: Divulgação Salão Aline Bianca A empresária Aline Bianca passou mal e acabou morrendo após desfilar como musa da escola…

9 horas atrás

Motorista é picado por marimbondo, bate Transcol e acidente mobiliza helicóptero na Serra

O acidente com o ônibus do Transcol deixou feridos e mobilizou helicóptero para o resgate das vítimas. Crédito: Divulgação Um…

13 horas atrás

Motociclista perde o controle, é atropelada por ônibus e morre na Serra

O acidente aconteceu na Avenida Norte Sul, na Serra. A motociclista perdeu o controle e foi atropelada por um ônibus…

13 horas atrás

Dois coleiros presos são resgatados em distribuidora de bebidas na Serra

O caso aconteceu em uma distribuidora de bebidas na Serra/ Divulgação Semma Na noite de quinta-feira (20), a equipe de…

16 horas atrás

Da Serra para o mundo: armador Pedro Henrique passa por avaliação no Botafogo

Jogador de 16 anos foi bicampeão capixaba de basquete em duas categorias. Fã de Kobe Bryant e SGA, atleta é…

16 horas atrás

Homem vai à escola e ameaça mãe e filha com facão na Serra

Um homem foi à Escola Municipal de Ensino Fundamental Jonas Faria, localizada em Nova Carapina I, na Serra, e ameaçou…

17 horas atrás