Notícias

ArcelorMittal vai gerar 3 mil empregos com investimento bilionário na Serra

A ArcelorMittal vai gerar 3 mil empregos com novo investimento bilionário na Serra. Crédito: Divulgação

A ArcelorMittal confirmou, nesta quinta-feira (6), um aporte de R$ 4 bilhões para implantar uma nova linha de produtos acabados na unidade localizada na Serra. O projeto inclui a instalação de um laminador de tiras a frio e uma linha de revestimento contínuo. Durante a fase de construção, o pico das obras deve gerar aproximadamente 2.500 empregos, enquanto a operação da nova estrutura demandará cerca de 450 profissionais. 

O cronograma prevê que as etapas de engenharia e contratação comecem no primeiro semestre de 2026, com a operação iniciando no primeiro semestre de 2029, conforme apurado pelo Jornal Tempo Novo.

De acordo com o governador Renato Casagrande, esse é o maior investimento privado já registrado no Espírito Santo. “Isso mostra uma verticalização da economia capixaba na área de aço. Isso gera mais oportunidade e traz mais empreendedores para usar os produtos. E mostra confiança na diretriz do Estado do Espírito Santo”, afirmou. 

O vice-governador Ricardo Ferraço ressaltou que a iniciativa deve atrair para o estado indústrias consumidoras de aço de alta qualidade, como as dos setores automotivo, de eletrodomésticos e da construção civil. 

Após a conclusão dos estudos de viabilidade técnica, o projeto aguarda a aprovação interna do grupo para dar início às obras. A previsão é de que a construção dure cerca de três anos após essa etapa. 

A nova linha será equipada com tecnologias avançadas, incluindo um laminador de tiras a frio (LTF) e uma linha de Revestimento Contínuo, permitindo a ampliação da capacidade produtiva e a oferta de produtos com maior valor agregado. Com isso, o Espírito Santo se fortalece como um centro estratégico para inovação e desenvolvimento na indústria siderúrgica nacional. 

“O projeto da Unidade de Tubarão é mais do que um investimento; é um marco que reforça nosso compromisso com o futuro e com o desenvolvimento do Espírito Santo e do Brasil. Ele fortalecerá nossa presença em mercados de alto valor, como os setores automotivo, de eletrodomésticos e construção civil, ao mesmo tempo que aproxima nossa produção das demandas do consumidor final”, destacou Jorge Oliveira, CEO da ArcelorMittal Aços Planos América Latina. 

Com foco na produção de aço de alta performance, o laminador de tiras a frio transformará bobinas a quente já produzidas em Tubarão em produtos laminados a frio. O material resultante abastecerá tanto o mercado quanto a linha de revestimento contínuo, que aplicará um revestimento metálico para proporcionar maior resistência à corrosão e um acabamento diferenciado. 

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Após decisão da Justiça Federal, MPF recorre para que Buser seja considerado ilegal no ES

Aplicativo que oferece passagens entre estados do Brasil a preços convidativos, o Buser segue na mira do Ministério Público Federal…

2 horas atrás

Entenda o significado para a Serra do gigantesco investimento anunciado pela ArcelorMittal

Crédito: Divulgação / Governo do ES A maior empresa da Serra, a ArcelorMittal Tubarão, anunciou na manhã desta quinta-feira (06)…

3 horas atrás

Câmara da Serra terá õrgão para auxiliar mulheres vítimas de violência

O projeto foi aprovado por unanimidade na Câmara da Serra. Na foto, as vereadoras Rapahaela Moraes e Andrea Duarte com…

4 horas atrás

Polícia prende acusado de matar jovem e balear duas pessoas em tiroteio na Serra

Momento em que o autor dos disparos chega no local do crime. Foto: Divulgação/PCES Nesta quinta-feira (06), em coletiva, a…

5 horas atrás

Comunicado – 06/02/2025

publicidade legal - 06-02-2025Baixar

5 horas atrás

Representante dos servidores da Serra emite nota em apoio a secretária de Educação

Oswaldino Luiz Marinho. Foto: Divulgação Gerir a pasta da Educação da Serra sempre foi um grande desafio para qualquer gestão.…

6 horas atrás