Por Renato Ribeiro
Desde a última segunda-feira (24) começou a funcionar em Barcelona uma Área de Transbordo e Triagem (ATT). O local fica na Avenida Região Sudeste, entrada do bairro pelo acesso da rodovia BR-101 e a situação tem gerado polêmica no bairro.
O ponto foi escolhido pela prefeitura da Serra, com intuito de fazer com que moradores e carroceiros tenham um local único para depositar entulho.
A população se reuniu com o prefeito Audifax Barcelos e o secretário de Defesa Social da Serra, Nylton Rodrigues no último dia 19 e se posicionou contrária ao projeto. Na ocasião, ficou decidido que a ATT não iria funcionar até uma comunicação com o líder comunitário, o que não aconteceu.
Há 31 anos no bairro, Katiuscia Oliveira é uma das que discorda da ATT. “É no mínimo uma falta de respeito com a comunidade à instalação da área de transbordo naquele local. Trata-se de uma zona de proteção ambiental, onde existem inclusive nascentes. Não entendo como a Secretaría de Meio Ambiente permite tão absurdo, depois do prefeito se comprometer publicamente que isso não aconteceria”, disse a moradora.
Outro morador, Paulo Henrique Alves, afirma que além de entulhos, foram descartados na área de transbordo vísceras de animais. “Jogam coco, lixo orgânico, restos de podas de árvores, brinquedos velhos, recipientes de óleo e até mesmo vasilhames de soda cáustica.”
Segundo o secretário Nylton Rodrigues, o local é cercado, será limpo duas vezes por semana, e terá vigia de segunda a sexta, de 08h às 17h e sábado de 08h às 12h.
Perguntando sobre a opinião dos moradores, Nylton diz que não acredita que a população seja contrária ao projeto. “Não acredito que os moradores não estão querendo, na verdade estou vendo moradores satisfeitos, hoje tem local para jogar o entulho, caso queiram mudar o local, só achar outro ponto no bairro, que podemos ver se é viável mudar”.