Categories: Notícias

Área verde de 17 hectares é desmatada  entre Capuba e Costa Bela

 

O governo do estado autorizou a ação que deixou o solo exposto entre dois bairros. Foto: Bruno Lyra

Uma área verde com cerca de 17 hectares – o que equivale a dezessete campos oficiais de futebol –  entre os bairros Capuba e Costa Bela foi devastada para a implantação de um loteamento. A retirada da vegetação tem autorização do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) e começou a cerca de um mês.

No local, tratores trabalhavam na última quarta – feira (28) para retirar as últimas plantas e acertar alguns desníveis no terreno, que fica numa área alta, longe de nascentes e alagados. Goiabeiras, pitangueiras, guriris e pés de araçás, espécies nativas da mata Atlântica, estavam entre as plantas derrubadas.

A área pertence ao Sítio Capuba Participações Imobiliárias. E o loteamento à imobiliária Universal, sediada em Cariacica. Um funcionário da Universal que estava no local, identificado apenas como Gérson, disse que a intenção da empresa é implantar 683 lotes com tamanhos variando de 270 m2 a 500 m2. Ele contou que ainda não há licença para isto, apenas para a retirada da vegetação. E mostrou o documento do Idaf.

Ao lado da área sobrou um remanescente de floresta com árvores mais altas. A reportagem ligou para o proprietário da Universal, Valdeci Torezani. Este disse que estava em reunião e retornaria. Mas isto não aconteceu até o fechamento desta edição na noite de ontem (29).

A assessoria de imprensa do Idaf confirmou a liberação do desmate. Disse que a área não era de remanescente de floresta, mas de macega, que representa o estágio inicial do repovoamento natural da mata Atlântica numa área degradada anteriormente.

O Idaf afirmou ainda que o terreno onde foi autorizado o corte não está em de Área de Preservação Permanente (APP) e que a propriedade tem sua Reserva Legal de 20% resguardada.

Este é pelo menos o segundo desmate autorizado pelo Idaf na Serra em menos de quatro meses. Em julho o órgão liberou a retirada de 8,3 hectares de mata Atlântica num terreno rural entre a lagoa Juara e o rio Reis Magos na região de Putiri.

 

Tags: área verde
Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Incrível Cervejaria agita Bicanga com programação especial de fim de ano

A Incrível Cervejaria promoverá shows, happy hours com chopps e promoções exclusivas. Crédito: Divulgação A Incrível Cervejaria Artesanal, em Bicanga,…

2 dias atrás

Mortes no trânsito da Serra aumentam e cidade lidera ranking estadual

A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…

2 dias atrás

Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26)

A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…

2 dias atrás

Festa de São Benedito continua na Serra com puxada e fincada do mastro

A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…

2 dias atrás

Equipe de transição de Weverson entrega relatório e destaca organização financeira da Serra

Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…

2 dias atrás

Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas no ES e assusta moradores; entenda o aviso

Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…

2 dias atrás