Renato Ribeiro
Durante o feriadão de Páscoa um grupo de cerca de 300 pessoas tentou invadir a área verde que fica entre a avenida Brasília em Eldorado e o bairro Novo Porto Canoa. A ação começou na noite de quinta-feira (24), mas foi contida pela Polícia Militar na sexta-feira (25).
De acordo com o chefe da Fiscalização Ambiental do município, José Luiz Scaquete , os invasores não chegaram a derrubar a mata que ainda existe no trecho, mas fizeram a demarcação dos lotes. “A situação tomou uma proporção maior porque muitos moradores vizinhos aproveitaram para tentar pegar lotes também”, explica.
Segundo Scaquete, foi preciso o apoio de homens da Polícia Militar Ambiental e do Batalhão de Missões Especiais para retirar as pessoas do local. O fiscal acrescentou que 99% da área é pública, pois compõe o cinturão verde na região. As matas desse cinturão ajudam a proteger águas que formam a lagoa Jacuném.
Questionado se a ação foi coordenada por algum movimento social organizado, José Luiz disse não acreditar. “A única pessoa que apareceu para interceder junto às autoridades presentes foi um homem que se identificou como pastor evangélico”, pontua.
Se a invasão dessa área verde do município foi contida, pelo menos por hora, o mesmo não se pode dizer de outras duas áreas. Uma delas, às margens
da avenida Augusto Ruschi em Balneário Carapebus, está cada vez mais consolidada. Neste caso houve derrubada de mata Atlântica que protegiam nascentes da lagoa Carapebus. O local faz parte da Área de Proteção Ambiental (Apa) de Praia Mole. Tempo Novo noticiou o caso em 29 de dezembro do ano passado.
“Nesta situação em Balneário não podemos intervir, pois se trata de área particular. É preciso esperar que a Justiça conceda ao dono o mandado de reintegração de posse que, pelo que sei, ainda não aconteceu”, explica.
São Diogo volta a ser alvo
Um terreno, também particular, localizado entre os fundos do motel Status e o clube Banestes na região de São Diogo voltou a ser invadido. O local havia sofrido ocupação irregular em outubro de 2013, mas na ocasião as pessoas foram retiradas do terreno pela Polícia após decisão da Justiça de reintegração de posse em favor dos proprietários.
Este terreno fica nas cabeceiras do córrego São Diogo, um dos formadores do riacho que deságua entre as praias de Manguinhos e Bicanga.
A mãe da vítima chegou a ouvir os disparos sem saber que o filho tinha sido atingido/ Divulgação Um jovem…
O grupo estava reunido em um bar em comemoração ao aniversário da dona do estabelecimento/ Divulgação A festa de aniversário…
A vítima foi assassinada ao lado de um lava-jato localizado na Rua das Rosas, em Feu Rosa/Foto: Divulgação O corpo…
O sábado (23) amanheceu com o céu nublado. Foto: Gabriel Almeida O céu cinza e a chuva pontual devem continuar…
Desde a saúde assistencial até benefícios tributários, previdenciários e trabalhistas, os pacientes oncológicos tem uma série de direitos exclusivos/ Foto:…
O Governo do Estado anunciou o pagamento dos salários do funcionalismo no próximo dia 29. Segundo informações do Poder Executivo…