Responsável pelo contrato de R$ 1,4 milhão para engordamento (ampliação da faixa de areia) das praias de Manguinhos e Curva da Baleia, a empreiteira Rocco terá que fazer análises periódicas para saber se não há risco de contaminação com a areia que está usando.
É que a areia está sendo retirada da praia ao lado do pier de Jacaraípe, local onde deságua o rio que recebe forte carga de esgoto doméstico e industrial, tratados ou não, lançados nas lagoas Jacuném e Juara. Além dos rejeitos vindos da região da Grande Jacaraípe.
O engordamento começou na última segunda-feira (20) na praia do Meio em Manguinhos, local mais crítico de avanço do mar. A areia vinda da foz do rio Jacaraípe está sendo levada para Manguinhos por caminhões. Tratores estão espalhando o material na Praia do Meio.
A Prefeitura da Serra é quem contratou o serviço de engordamento, cujo objetivo é tentar conter os prejuízos causados pelo avanço do mar em alguns pontos da orla. Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, houve uma primeira análise com o material que está sendo usado em Manguinhos. E o resultado não apontou a presença de patógenos na areia. Patógeno é o nome que se dá a algum organismo que possa causar doença em pessoas e outros seres vivos.
A assessoria acrescentou que durante a execução da obra, em atendimento à exigência apresentada na licença ambiental, a empresa Rocco deverá manter a investigação de presença de patógenos nos sedimentos.
De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura da Serra, o valor do contrato para engordamento das praias da Curva da Baleia e Manguinhos é de R$ 1,4 milhão. A estimativa para concluir o serviço é de três meses, mas pode haver variação em função das condições climáticas.
A Prefeitura da Serra também planeja fazer engordamento de outros trechos do litoral da Serra. Dentre eles Jacaraípe, Costa Bela, Marbela e Nova Almeida. Mas ainda não divulgou estimativa de quando irá começar o serviços nesses outros pontos.
Há ainda a promessa da administração municipal em recuperar a restinga – vegetação nativa que cresce na praia – em todo o litoral, o que irá ajudar a conter a erosão e o avanço do mar.