Os usuários do WhatsApp, aplicativo de troca de mensagens instantânea, precisam ficar bem atentos, pois é cada vez maior a utilização desta plataforma pelos cibercriminosos para a prática de suas fraudes.
Um estudo recente realizado pela empresa Stity Tecnologia, distribuidora das soluções de segurança do Avast no Brasil, revelou que usuários do aplicativo passaram a receber e-mails com um aviso falso sobre a chegada de mensagem com fotos, tendo como emissor o próprio aplicativo.
Na realidade esse e-mail está sendo enviado por hackers que utilizam engenharia social e a técnica phishing para induzir as vítimas a clicarem nos links dos e-mails, para de forma oculta instalar códigos espiões (malwares) no dispositivo dos usuários. Esses códigos buscam “roubar” dados pessoais, tais como senhas de banco e informações de cartões de crédito.
Acreditando estar recebendo um e-mail enviado pelo WhatsApp com um alerta de chegada de fotos em mensagens do aplicativo, a vítima clica no link do e-mail para ter uma visualização prévia das fotos e assim, sem desconfiar, infecta o seu dispositivo.
Nem mesmo o fato de possuir um antivírus e um antispyware instalado e atualizado é garantia de estar protegido contra esse tipo de golpe, pois o fabricante do seu antivírus pode ainda não ter descoberto e disponibilizado a proteção contra esse tipo de malware.
A melhor forma de evitar cair nesse tipo de golpe é não clicar em links de e-mails suspeitos em hipótese nenhuma, e é claro, procurar sempre manter o antivírus atualizado, por mais falho que ele pareça ser. E lembre-se sempre, o mundo digital está repleto de armadilhas, e necessário estar sempre em estado de alerta para não se tornar mais uma vítima dos cibercriminosos.