Por Conceição Nascimento
Moradores do bairro Eldourado foram surpreendidos na manhã deste domingo (13), ao se depararem com o arrombamento do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Infância Feliz. Foram levados equipamentos de informática, instalados no local há menos de um mês. Duzentos e oitenta alunos estudam na unidade. As aulas acontecerão normalmente nesta segunda-feira (14).
Segundo informações de uma funcionária do local, que não quis ter o nome divulgado, esta é a segunda vez que o Cmei é alvo da ação de bandidos em menos de um mês. No último dia 26 de agosto, houve uma tentativa frustrada de invasão. Entretanto, desta vez quebraram os sensores de alarme para facilitar a entrada.
“Solicitamos segurança à prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, mas não fomos atendidos. O local fica sem vigilante”, disse.
A funcionária acrescentou que, neste domingo, a Prefeitura da Serra enviou um guarda municipal para proteger o local, violado, e que deve ter os portões restaurados nesta segunda-feira.
Jacaraípe
Informações também de servidores do CMEI dão conta que, também nesta madrugada, a escola Dom Helder, em Jacaraípe, também foi alvo de invasores, que teriam quebrado um cano de água e roubado uma mangueira do local. Para se resguardar, o conselho de escola teria informado ao Ministério Público do Espírito Santo que está sem vigilantes.
A reportagem entrou em contato com as assessorias das Secretarias de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) e de Comunicação Social da Prefeitura da Serra para saber os procedimentos a serem adotados e se existe segurança no local, mas até o momento não recebeu retorno.