Para muita gente, festa junina não é só quentão, canjica, quadrilha, fogueira e diversão. É também tempo para botar a mão na massa e gerar renda extra para a família. Das mãos das costureiras saem verdadeiras obras de arte que brilham durante a dança da quadrilha que agita diversos bairros da Serra.
Com muito laço, fita, tecido e bordado, a costureira Márcia Alves Peixoto, que está na profissão desde os doze anos, dá vida aos vestidos juninos, julinos e agostinos. Ela conta que costura o ano inteiro, mas que é nessa época do ano que sua criatividade aflora. “Faço modelos exclusivos com muito amor e carinho e amo vê-los sendo usados tanto por homens quanto por mulheres”, destaca Márcia, que aluga os figurinos para ambos os sexos. Sua loja PXT Vestuário fica em Laranjeiras.
Outra que se dedica à arte é Idalina Bonelli, há mais 35 anos. Ela costura de tudo um pouco, mas declara que confeccionar vestidos juninos ajuda até mesmo a distrair a cabeça. “Posso colocar em prática toda minha imaginação nas roupas”. Idalina mora em Laranjeiras, não tem loja, mas faz vestidos para amigos e por encomenda.
Da Serra Sede, Fátima Murta costura há mais de 50 anos e aprendeu o ofício sozinha quando ainda era criança. Ela conta que começa a confeccionar os vestidos em fevereiro. “Mas terei que começar a partir do ano que vem em novembro, pois a demanda está enorme. Faço para todas as idades, desde bebês até adolescentes, adultos e terceira idade. Alugo, vendo e faço por encomenda para todo o estado”, conta Fátima que, começou a costurar no tempo em que ainda se tinha que fazer a linha com algodão. “Fazia o enxoval dos meus irmãos à mão”, conclui.
Arraiás já estão “pocando” pela cidade
Para quem for dançar ou curtir os festejos juninos, nesta sexta-feira (7) vai ter Arraiá na Associação Esportiva Siderúrgica de Tubarão (Aest), na rodovia ES 010, em Manguinhos. Por lá, a festa começa às 18h e vai ter show com a banda AR3, do músico Artur Nogueira que promete botar todo mundo para dançar com um repertório repleto de forró pé-de-serra. Completa a trilha sonora na noite Mazinho Show e Adriano. O valor para entrar é R$ 15 para não sócios; sócios do clube não pagam. Também vai ter comidas e bebidas típicas, além de quadrilha das crianças e improvisada e sorteio de brindes.
No sábado (8) tem Arraiá na Emef Altair Siqueira Costa, em Jardim Limoeiro. A quinta edição do ‘Eta Escola Boa’ vai ter danças, músicas e comida típicas a partir das 15h30. A escola fica na Rua Humberto de Campos.
Ainda no sábado (8) tem festa cultural na escola municipal Professora Eulália Falquetto Gusmann, em Vila Nova de Colares a partir das 10 horas. Com o tem ‘Quem cuida de mim’ o evento é aberto a comunidade, alunos, professores e conselho de escola. Vai ter muitas apresentações culturais, bazar, comidas típicas e pula-pula.
Já em Feu Rosa, vai ter festança para São João nos dias 21, 22 e 23 de junho, com shows, rifa, quadrilha e barracas com comidas, bebidas e brincadeiras típicas. No palco, o som fica por conta de Beto Gonçalves, Rhayner Liberato e Viviane Miranda. Será na comunidade São João Batista na rua Dália, 09, sempre a partir das 18h.
As Três Marias ficam a 600 metros de altitude e fazem parte da Área de Preservação Ambiental Mestre Álvaro, na…
O Outback abriu vagas de emprego para sua nova loja, que vai funcionar no Shopping Mestre Álvaro, na Serra. Crédito:…
Pablo Muribeca, Agente Dias e Pastor Dinho: Na política, não há vácuo de poder. Crédito: Divulgação. Embora tenha perdido a…
Foto: Divulgação/Prefeitura da Serra Novas escolas, salas de aula modernas e climatizadas, eventos escolares que integram a comunidade escolar e…
O grande destaque deste sábado (8) do Deck 16 será o show exclusivo do grupo Os 3 do Nordeste, que…
Pedro atua como roteirista, fotógrafo, filmmaker, produtor audiovisual e webdesigner. Crédito: Divulgação Pedro Luiz Marques Filho, mais conhecido como Pedro…