Por Clarice Poltronieri
Unidos pelo amor e pela arte. É assim que o casal Damaris Filadelfia e Eduardo Dias encantam quem passa pela bucólica vila de Manguinhos com suas peças artesanais. Marido e mulher trabalham juntos há dez anos e fazem o maior sucesso na feira de artesanato do balneário.
Pedras de Minas, capim-dourado, couro, cipós, linhas e metais são alguns dos materiais que tomam forma de anéis, pulseiras, braceletes, arcos, bolsas, cartucheiras, filtros dos sonhos e outras peças que são elaboradas pelo casal com muito capricho e exclusividade.
As peças variam de R$ 5 a R$ 150 e são vendidas durante a feirinha que acontece às sextas e sábados na Praça de Manguinhos a partir das 19h. É da venda desses objetos que o casal sobrevive.
“Meus pais trabalharam por muitos anos com artesanato e sempre viajavam. Um dos pontos deles era a Feira Hippie, em Belo Horizonte. Eles foram a minha principal inspiração”, conta Damaris.
Já Eduardo era vendedor e, após conhecer a esposa, decidiu optar pelo artesanato. “Sempre tive habilidades manuais, mas só depois de conhecê-la me dediquei a isso”, relata Eduardo.
No verão, eles trabalham diariamente nas areias da praia com os painéis durante o dia. Quem estiver na praia curtindo o sol, não precisa se preocupar com a falta de dinheiro, pois o casal aceita cartão de crédito. Informações e encomendas podem ser feitas pelos telefones 98172-4568 (Tim) 99890-4604 (Vivo) ou pelo e-mail eduartezion@hotmail.com.
Damaris e Eduardo também participam de feiras de artesanato e eventos específicos, como o Festival de Itaúnas. Quando recebem encomendas s, contratam um reforço para ajudar na confecção dos trabalhos.
Confira alguns trabalhos do casal na galeria abaixo. Fotos: Clarice Poltronieri