Líder do Governo na Assembleia Legislativa do Estado do Espirito Santo, o deputado estadual Vandinho Leite (PSDB) articulou a aprovação em Regime de Urgência do Projeto de Lei 110/2025 que prevê a criação do Programa Águas Capixabas. A iniciativa é do governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), que pretende construir 1,6 mil cisternas e mais 20 mil estruturas de contenção de água, como pequenas barragens.
O programa estabelece outras mais de 4 mil medidas visando a melhoria hídrica. Entre estas medidas estão: a construção de 1,6 mil cisternas e mais de 20 estruturas de contenção de água, como pequenas barragens. Também serão implantados biodigestores em propriedades rurais, transformando resíduos orgânicos em energia autossustentável, melhorando o saneamento básico.
Vandinho protocolou o Requerimento de Urgência 17/2025 para agilizar a discussão e votação da matéria.
“A aprovação deste projeto vai levar à segurança hídrica para as pessoas, além de garantir o desenvolvimento sustentável para as famílias que mais precisam”, salientou o deputado.
O programa Águas Capixabas terá como público prioritário adeptos da agricultura familiar e a moradores do campo inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). O Governo do Estado prevê investimentos da ordem de R$ 58 milhões nos próximos quatro anos.