O artista plástico serrano Hilquias Scárdua, morador de Jacaraípe, estará expondo seu requintado trabalho no Museu Histórico da Serra.
Com o título Mestre Álvaro – Fauna, Flora e Fermata a exposição promete levar aos visitantes pinturas que encantam pela fineza e riqueza dos traços na técnica da aquarela sobre celulose.
Ao todo doze obras da série Mestre Álvaro poderão ser contempladas, além de outras quatro, das quais duas fazem parte do acervo fixo do Museu.
Na mostra Hilquias deixa a natureza, seu entorno e sua paisagem ganharem força. A exposição será aberta no dia 16 – uma quarta-feira e poderá ser visitada até 16 de outubro. O Museu Histórico fica na Serra-sede, na avenida Cassiano Castelo, nº 22. O local fica aberto das 7 às 18h de segunda a sexta-feira e a entrada é gratuita.
“Este acervo seguirá para outros espaços também. A criação dessas obras tem o cunho de sensibilizar as pessoas sobre a importância do Mestre Álvaro”, diz Hilquias.
O curador independente Celso Adolfo diz que Hilquias é um jovem artista, multimídia, compromissado com apuros formais que dão qualidade às suas obras, variando suportes e buscando materiais que reforçam suas criações.
“Nesta série, todas têm o mesmo tratamento pictórico e texturas, evidenciadas por um fundo aquarelado com marcas de estampas, carimbos, em repetições fluidas, fazendo com que tudo seja uma imagem única da paisagem de um lugar, do gigante verde, o Mestre Álvaro”, diz Celso.
Oficinas
Hilquias também estará ministrando duas oficinas, que ainda serão agendadas, no espaço do Museu Histórico para alunos de escolas públicas. Para isto, o artista conta com apoio da Fibria.