Serra, 19 de setembro de 2018

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Cultura

Serra, 8 de dezembro de 2014 às 14:00

Artista usa ferro e fogo para compor peças em Jacaraípe

José Ricardo Kauffman é argentino mas adotou o bucolismo da região conhecida como Vila das Artes em São Francisco como seu novo lar


José Ricardo produz com ferro e vidro  objetos decorativos e móveis. Foto: Clarice Poltronieri

José Ricardo produz com ferro e vidro objetos decorativos e móveis. Foto: Clarice Poltronieri

Por Clarice Poltronieri

O fogo é a base da transformação para José Ricardo Kauffman, artista da região da Vila das Artes, no bairro São Francisco, em Jacaraípe. O trabalho do artista é pautado no elemento mais quente da natureza. É com chamas que José trabalha suas peças que utilizam ferro e vidro.

Argentino da cidade de Córdoba seu interesse por arte começou ainda na adolescência. Assim que ingressou na faculdade, cresceu seu interesse pelo ferro como matéria-prima, o que o impulsionou a buscar uma especialização na França e uma passagem de uns sete anos pela Europa, onde teve a oportunidade de conhecer técnicas de conservação do ferro que hoje aplica em seus trabalhos.

“Nessa passagem pela Europa, aproveitei para conhecer o Marrocos, pois sempre fui apaixonado pelas técnicas deles”, diz José.

O artista seguiu para os Estados Unidos, onde ficou cinco anos e lá conheceu um casal de Nova Almeida. Em 2004, decidiu fazer uma visita aos amigos, onde conheceu a região de São Francisco e o artista Neusso Ribeiro, construtor da Casa de Pedra. Encantado com o bucolismo e tranquilidade da região acabou comprando uma casa em Enseada de Jacaraípe e construindo seu ateliê.

Com sua vasta experiência, José passou a desenvolver em ferro peças conceituais e únicas, esbanjando criatividade na confecção de luminárias, porta chaves, objetos decorativos e móveis. Há cerca de um ano e meio o artista inseriu em suas peças o uso de vidro reciclado, influência tanto de sua consciência ecológica, quanto de sua vivência com o grupo de artistas da Vila das Artes.

O artista faz parte da Associação de Artistas e Artesãos da Vila das Artes (Avart) e participa dos eventos produzidos pela organização, mas também de exposições individuais. Recentemente expôs na feira ArteSanto, na Praça do Papa, em Vitória.

No próximo final de semana, dias 14 (domingo) e 15 (segunda) participará da 25ª Feira do Verde que também será na Praça do Papa. Informações pelos telefones 3252-2878/9 9718-9861 ou pelo e-mail [email protected]




O que você acha ?

Qual é a sua avaliação sobre a qualidade de água dos córregos, rios e lagoas da Serra ?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por