Artistas cobram volta do Conselho de Cultura e da Lei Chico Prego | Portal Tempo Novo

Serra, 20 de junho de 2019

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Cultura

Serra, 21 de maio de 2019 às 14:17

Artistas cobram volta do Conselho de Cultura e da Lei Chico Prego

Nesta quarta-feira (22) às 18h30, acontecerá uma reunião aberta em Valparaíso na Biblioteca Municipal

Por Ana Paula Bonelli
[email protected]

A reunião será na Biblioteca de Valparaíso. Foto: Arquivo TN

Artistas da Serra estão se mobilizando para uma reunião nesta quarta (22), em Valparaíso, na Biblioteca Municipal para cobrar a Prefeitura da Serra a volta da Lei Chico Prego, de incentivo a cultura e também a ativação do Conselho de Cultura da cidade, além de um teatro na Serra.

Um dos ativistas que estão a frente do movimento é o ex-presidente do Conselho de Cultura da Serra, Rogério de Morais Martins que conta que os artistas estão sem apoio nenhum do município. “A Chico Prego que é a ferramenta que dá apoio a todo tipo de manifestação artística está parada desde 2016 e não temos respostas do município que justifiquem a lei está parada desta forma”, reclama.

Rogério conta ainda que o Conselho de Cultura também está parado. “O Conselho é quem cobra atividades culturais e artísticas  da Prefeitura e é o município que tem que convocar os conselheiros, mas também estamos com esse processo parado. O teatro municipal é uma outra cobrança da classe artística”.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura da Serra que disse que a previsão é que um novo edital da Lei Chico Prego seja publicado no segundo semestre deste ano. Já sobre a eleição do novo Conselho de Cultura da Serra, a resposta é que o pleito será realizado no próximo mês de junho.

A reunião irá acontecer às 18h30 e é aberta a classe artística de maneira geral. A biblioteca de Valparaíso fica na Avenida Guarapari, 112, ao lado do supermercado Extrabom.

Os artistas também tem um grupo no WahtsApp e quem quiser participar pode pedir para entrar pelo 99993-7448.

Sobre o teatro municipal doou em junho do ano passado um terreno ao Serviço Social do Comércio (Sesc), ao lado do Caic de Feu Rosa, num local onde antigamente existia um lixão. O objetivo é a construção de um teatro que teria capacidade para 1.500 pessoas. O anúncio da doação do terreno que possui área total de 8.703,10 m2, cujo valor de mercado gira em torno de R$ R$ 2.6 milhões, foi feito no dia 26 de junho. Na ocasião, a Prefeitura da Serra, disse que o prazo para conclusão do complexo do Sesc , incluindo o teatro, seria de até quatro anos.

O teatro será um dos itens do complexo que o Sesc pretende construir na área, contendo o centro de convenções, o teatro, espaço cultural, piscina, centro de medicina ocupacional e centro odontológico, além de Ensino Fundamental para crianças do 1º ao 5º ano.

Na ocasião, o Diretor Regional do Sesc-ES, Gutman Uchôa de Mendonça, disse que a entidade recebeu o terreno através de doação do Município da Serra e que estaria procedendo o registro da escritura no Cartório Geral de Registro de Imóveis da Serra.

“A Administração Regional do Sesc pretende construir ali um complexo social muito importante, com Escola, Clínica Médica- Odontológica, Teatro e Centro de Convenções, área Poliesportiva, etc. As demais informações serão repassadas, quando o projeto estiver pronto, mais uns 6 a 8 meses”, revelou Gutman.

A reportagem entrou em contato com a diretoria do Sesc nesta terça (21) que disse que “está sendo elaborado o projeto de arquitetura. Será um Centro de Atividades com : Escola de 1º e2º graus, Clínicas Médica e Odontológica, Piscina, Centro Esportivo, Centro de Convenções para múltiplas atividades, inclusive Teatro e Cinema”, detalha Gutman Uchôa de Mendonça, Diretor Regional Sesc-ES..

O teatro será construído ao lado do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), outro empreendimento que ficará em Feu Rosa, também às margens da Av. Talma Ribeiro. As construções do Sesc e do Senac serão próximas uma a outra.

 

 




O que você acha ?

Como você avalia os 6 primeiros meses de Renato Casagrande no Governo do Estado?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por