Por Clarice Poltronieri
Amanhã (10), às 10h, um grupo de artistas que atua no ES promete uma manifestação em frente ao Theatro Carlos Gomes pedindo o retorno da ex-diretora Dayse Mara Maciel, exonerada no último dia 03.
Segundo a presidente do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Espírito Santo (Satedes), Veronica Gomes, o Carlos Gomes experimentou um período de intensa agenda durante a gestão de Dayse, que ficou a frente do teatro no governo de Renato Casagrande (PSB).
“Dayse sempre acompanhou a história dos artistas daqui e nos respeitou. A forma como foi feita essa exoneração foi muito indelicada, foi um telefonema, justo com uma pessoa que sempre soube tratar, não só os artistas, mas também o público e funcionários do teatro”, critica.
O movimento é organizado pelo Satedes. A entidade publicou um texto pró-Dayse nas redes sociais com o apoio do Colegiado Nacional de Dança, da Companhia de Ópera do Estado, da Associação dos Músicos e Compositores capixabas e da Associação de Circo do ES. Já são mais de cinco mil curtidas. Há também uma petição na internet que conta com 241 assinaturas.
Verônica disse que o material será encaminhado aos deputados estaduais para pedir apoio.
Ajustes
A assessoria de imprensa do Governo do estado informou que a exoneração faz parte das medidas de ajuste da estrutura administrativa da Secretaria de Cultura e que Dayse faz parte do quadro efetivo desta secretaria, onde ficará exercendo sua função. Informou ainda que até que o novo diretor seja nomeado, cujo nome não foi divulgado, quem responderá pelo cargo interinamente será o subsecretário de cultura José Roberto Santos Neves.