Categories: Notícias

As muitas receitas e sabores da torta capixaba

Turistas mineiros se deliciam com uma das iguarias mais famosas da culinária do Espirito Santo. Foto: Fábio Barcelos

Por Clarice Poltronieri

A Semana Santa e a Páscoa são períodos de penitência e celebração da ressureição do Messias no calendário cristão. Tradicionalmente na Sexta-feira da Paixão, data em que é lembrada a morte de Jesus, é praticado o jejum de carne vermelha pelos católicos. Com isso, os peixes e mariscos ganham as mesas.

Na Serra não é diferente. Muita gente se reúne na quinta para preparar a refeição da Sexta-Feira Santa e faz disso uma tradição. O prato favorito é a famosa torta capixaba, cujas receitas são variadas de acordo com o paladar de cada um.

Em Castelândia, Rita Maria Fundão Reis tem o marido e a filha como auxiliares na preparação da delícia culinária. “Aprendi a fazer a torta com minha mãe e mantive essa tradição. Antes eu fazia a receita tradicional com moqueca de sururu, camarão, caranguejo e siri. Mas agora minha filha prefere só com bacalhau e palmito. Temos o hábito de fazer a torta na quinta e comê-la com os amigos quando voltamos da missa, neste dia mesmo”, conta.

Já na família de Jurandir Bispo, que veio da Bahia para morar em Carapebus, a torta capixaba entrou de vez no cardápio. Mas sem esquecer o toque baiano. “Desde que cheguei aqui, há 20 anos, faço a torta capixaba de bacalhau com palmito, batata e muito tempero. Sempre na Sexta-Feira Santa, mas nunca falta o feijão de leite, que é feijão cozido batido e coado, misturado com leite de coco e açúcar. Na Bahia a gente fazia feijão de leite, caruru, moqueca de peixe e cortado de abóbora e legumes”, detalha.

Oportunidade

Há também aqueles que preferem a comodidade de comprar a torta pronta. Fato que gera oportunidade de negócios para quem manda bem na cozinha.  É o caso de Patrícia Fontana, que já montou uma pequena cozinha industrial em casa. “Há uns três anos comecei a fazer torta para vender. Costumo ter entregas dez dias antes da Páscoa e faço duas receitas, uma com bacalhau e palmito e outra, mais completa, que acrescento sururu, camarão caranguejo e siri. Esta última é a que mais sai, mas normalmente me pedem para tirar o sururu”, conta.

Em alguns restaurantes da cidade, também é possível saborear o prato no local ou encomendá-lo. “Começamos com as encomendas a partir da quarta-feira”, conta Lara Lafetá, proprietária do restaurante Berro D’água, em Jacaraípe.

Ovos e coelhos têm origem pagã

A origem dos ovos de Páscoa está nas religiões pagãs, onde as pessoas se presenteavam com ovos de ave pintados com elementos da natureza para celebrar a chegada da primavera (no hemisfério norte). A deusa pagã da primavera, Ostera, trazia em seus braços um ovo, que representava o início da vida, e a seu lado, um coelho, que representava a fertilidade.

A tradição da troca de ovos foi absorvida pelo cristianismo, onde as pinturas passaram a ter imagens santas e a representar a ressurreição de Cristo. Os ovos de chocolate só surgiram no século XVIII, na França, para agradar ainda mais às crianças que procuravam os ovos enfeitados escondidos pelos adultos.

O coelho foi resgatado pelos alemães no século XVI como símbolo da fertilidade e hoje ambos são usados para a alegria das crianças, que se divertem atrás das pegadas do coelhinho que deixou seu ovo escondido em algum lugar.

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Festa na Serra terá show gratuito de Mumuzinho nesta quinta-feira

O cantor Mumuzinho será a atração do show nacional no Dia do Serrano, na Serra. Crédito: Divulgação Nesta quinta-feira (26),…

7 horas atrás

Incrível Cervejaria agita Bicanga com programação especial de fim de ano

A Incrível Cervejaria promoverá shows, happy hours com chopps e promoções exclusivas. Crédito: Divulgação A Incrível Cervejaria Artesanal, em Bicanga,…

2 dias atrás

Mortes no trânsito da Serra aumentam e cidade lidera ranking estadual

A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…

2 dias atrás

Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26)

A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…

2 dias atrás

Festa de São Benedito continua na Serra com puxada e fincada do mastro

A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…

2 dias atrás

Equipe de transição de Weverson entrega relatório e destaca organização financeira da Serra

Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…

3 dias atrás