Por Gabriel Almeida
Depois da Prefeitura da Serra ter concluído a pavimentação, sinalização horizontal e vertical em ruas de José de Anchieta I, o consórcio Serra Ambiental, sob supervisão da Cesan, destruiu o asfalto novo em várias vias da comunidade. A obra para implantação da rede de esgoto escancarou a falta de planejamento entre a empresa de saneamento e o município.
Uma das ruas afetadas é a Avenida Central do bairro que foi recém-sinalizada, mas segundo moradores, já está cheia de buracos devido a obra feita pela Serra Ambiental.
Dório Ribeiro é um dos moradores que está indignado com a situação. “A Prefeitura jogou dinheiro fora. Isso é uma irresponsabilidade. Porque a Prefeitura não esperou a obra da Serra Ambiental ser feita para depois fazer sinalização das vias? Não existe um calendário para isso? Toda vez é assim, o município faz a Cesan vem e destrói”, reclama.
Dório reclama que a população é que vai pagar para sinalizar novamente a via. “A Cesan não aguenta ver um asfalto novo que já quer destruir. A obra é importante, mas acho que deveria ser feito um calendário entre município e Cesan, para que não seja desperdiçada verba pública”, afirma.
Outra moradora da região, Aurora Souza, também não gostou nada da situação. “Não sei que obra eles estão fazendo, mas isto é uma verdadeira falta de planejamento. Até hoje não vi nenhuma melhoria e sim destruição. É uma poeirada danada”, afirma.
A reportagem entrou em contato com a Prefeitura da Serra para saber se existe cronograma de obra para que este tipo de situação não aconteça. A resposta do município foi que nos próximos dias, uma equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) irá ao local para fazer um levantamento da situação e notificar a Cesan/Serra Ambiental para refazer a sinalização.
Sobre os valores gastos para realizar toda a sinalização de José de Anchieta, a Prefeitura não respondeu.
Já a Cesan, disse que realiza obra de implantação de rede de esgoto no bairro José de Anchieta I conforme planejamento anual e cronograma de obra. Ao término dos serviços, a pavimentação e a sinalização horizontal na região serão refeitas.