Categories: Arquivo

Asfalto sobre córrego sujo gera impasse em Nova Carapina

Por Anderson Soares

Moradores não aceitam a pavimentação da rua sem que o córrego seja transformado em galeria. Foto: Fábio Barcelos

A obra de drenagem e pavimentação da avenida Manhuaçu em Nova Carapina tem sido motivo de polêmica entre moradores e a Prefeitura da Serra. É que a população exigiu a paralisação da obra, pois não quer a via seja asfaltada sem canalizar e tapar o córrego poluído que passa no local.

Já a prefeitura argumenta que não pode tapar o córrego. Segundo ela o Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) não autoriza. Por sua vez, os moradores dizem que a prefeitura já canalizou o córrego na avenida Cataguases e querem ação semelhante na Manhuaçu.

A intenção é diminuir o mau cheiro e acabar com o incômodo provocado pelos mosquitos e roedores que invadem as residências. Além de pôr fim às quedas de criança e idosos na água suja.

O líder comunitário Almir Gomes de Oliveira conta que já foram realizadas várias reuniões, mas nenhuma resultou em acordo que pudesse contemplar a reivindicação dos moradores.

“Da maneira como estão querendo, em alguns pontos é inviável a pavimentação, pois a via vai se afunilando. O manilhamento e o aterro vão permitir a ampliação da avenida”, afirma.

A moradora de uma das casas à beira do córrego, Sandra Regina, diz que ninguém suporta mais o mau cheiro. Ela afirma que pra piorar situação algumas pessoas jogam lixo e a limpeza demora a acontecer.

Dialogando

De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura, o fechamento do córrego só pode ser feito com autorização do Iema. Disse que está dialogando com a comunidade, com o Iema e com a Cesan sobre a situação.

Por meio de nota, a Cesan esclarece que a tapagem do córrego bem como o manilhamento são de responsabilidade da Prefeitura e que ela pode ser executada independente da empresa. A equipe de reportagem procurou o Iema para comentar o impasse, mas não obteve resposta até o fechamento da reportagem.

Audiência e protesto

Estava prevista para a noite de amanhã (18) uma Audiência Pública no bairro para discutir a situação.  A Audiência foi proposta pelo vereador que mora na região, Toninho Silva (DEM).

Na última quinta-feira (11) os moradores chegaram a parar a BR 101 e protestaram queimando pneus e madeiras.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Fundão inicia os tradicionais festejos folclóricos de São Benedito e São Sebastião

Os Tradicionais Festejos de São Benedito e São Sebastião em Fundão, prosseguem com a Visita à Bandeira, no dia 30…

30 minutos atrás

SBT abandona TV Tribuna, que agora é afiliada da Band no ES; veja o que muda

A TV Tribuna agora será afialiada da Band no Espírito Santo, após o SBT romper o contrato com a afialiada.…

33 minutos atrás

Homem é torturado até a morte e encontrado com pés e pescoço amarrados na Serra

Crédito: Divulgação Um homem, cuja identidade não foi revelada, foi encontrado morto na madrugada deste domingo (22). O crime ocorreu…

23 horas atrás

Mara Barcelos lança dois livros sobre saúde neste domingo (22)

Da esquerda para a direita a capa das obras "Padrões de Qualidade do Rastreamento dos Cânceres de Mama e de…

24 horas atrás

7 dicas para manter a alimentação saudável das crianças nas férias

Especialista ensina como cuidar dos hábitos alimentares das crianças nas férias sem abrir mão de comer alimentos prazerosos/ Crédito: Freepik…

24 horas atrás

Calor intenso: como proteger cães e gatos durante as altas temperaturas?

Especialistas indicam medidas simples, para garantir que cães e gatos passem pelo verão com um pouco mais de conforto e…

1 dia atrás