Categories: Meio Ambiente

Assaltos prejudicam turismo no Mestre Álvaro, na Serra

Os assaltos acontecerem na trilha norte, que fica na região da Serra-Sede. Foto: Junior Nass

Um problema crônico que atrapalha o turismo e a visitação ao Mestre Álvaro voltou a ocorrer com frequência este ano: os assaltos. A denúncia é do ativista da ONG Amigos do Mestre Álvaro, Bismarck Jardineiro, que também atua como guia de grupos na região.

Segundo Bismarck, em 2018 já foram cinco assaltos. Em comum, o fato de acontecerem na trilha norte, que fica na região da Serra-Sede. “Esse é o ponto mais problemático. O Mestre Álvaro tem trilhas em outras regiões, onde não acontecem essas ocorrências. Os assaltos na trilha norte aconteceram nos dias 7, 24 e 31 de janeiro e nos dias 10 e 13 de maio”, conta.

O ativista explica ainda que um dos pontos mais problemáticos é na caixa d’água, que fica logo no início da subida. “Inclusive num desses casos, eu estava em outro local do morro e fazia uma transmissão ao vivo por rede social quando recebi a notícia do assalto. É preciso mais presença preventiva da PM e da Guarda Ambiental da Serra na região”, completa.

Apesar de ser uma Área de Proteção Ambiental (APA), principal símbolo ambiental e paisagístico da Serra, o Mestre Álvaro não possui vigilância permanente, controle de acesso e nem estrutura para visitação. Inclusive a sede da APA foi construída fora do morro, na área do Jardim Botânico, na Serra-Sede. 

Reforço na segurança

Segunda a assessoria de imprensa da Prefeitura, no fim do mês passado a Secretaria de Defesa Social recebeu um grupo de ambientalistas que atuam no morro para ouvir demandas sobre segurança no local. Ficou pactuado que as Ong’s vão informar às Sedes quando promoverem subidas em grupo, para que as equipes da Guarda Civil Municipal façam patrulhas na entrada norte da APA nos horários de subida e descida dos trilheiros.

Outra providência da Sedes foi orientar as equipes da GMC que atuam no Polígono de Segurança que compreende a região de Serra-Sede a fazer patrulhas rotineiras na entrada norte da trilha para o Mestre Álvaro. Além disso, foi feito contato com a Polícia Militar para realização de intervenções na região.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Semana começa com céu nublado na Serra

Foto: Gabriel Almeida A semana na Serra começou com céu nublado e chuvas rápidas em algumas regiões do município. Segundo…

24 minutos atrás

Estado abre processo seletivo de nível médio para assistente administrativo com salário de R$ 2.105

O Estado abriu processo seletivo de nível médio para assistente administrativo com salário de R$ 2.105. Crédito: Divulgação O Governo…

33 minutos atrás

Formas de proteger suas contas de redes sociais em 2025

A cada ano, as ameaças digitais evoluem e se tornam mais sofisticadas. Se antes era suficiente ter uma senha forte,…

41 minutos atrás

Comunicados – 24/02/2025

publicidade legal - 24-02-2025Baixar

53 minutos atrás

Grande empresária da Serra, Aline Bianca morre após desfilar como musa no Carnaval de Vitória

Foto: Divulgação Salão Aline Bianca A empresária Aline Bianca passou mal e acabou morrendo após desfilar como musa da escola…

17 horas atrás

Motorista é picado por marimbondo, bate Transcol e acidente mobiliza helicóptero na Serra

O acidente com o ônibus do Transcol deixou feridos e mobilizou helicóptero para o resgate das vítimas. Crédito: Divulgação Um…

21 horas atrás