De 1º de janeiro até o último dia 31 de agosto, 96 pessoas foram assassinadas na Serra. Os dados são da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) e mostram que, em comparação ao mesmo período do ano passado, o município teve uma queda de 28% nos registros de homicídios dolosos nos oito primeiros meses de 2019.No ano passado, neste mesmo período, eram 134 pessoas assassinadas na Serra. Para o delegado, prisão de homicidas e apreensão de armas estão entre as causas da redução.
Os números de 2019 deixam a cidade na 2ª colocação entre as que mais matam no Espírito Santo, perdendo apenas para Cariacica, que teve contabilizou 97 homicídios neste ano.Na sequência, aparece Vila Velha, com 84 mortos; já no 4º lugar está Linhares, com 47 assassinatos. A capital, Vitória, ocupa a 5ª colocação e teve 44 casos.
Em todo o estado, 633 perderam a vida para a violência nos oito primeiros meses deste ano. De acordo com a assessoria de imprensa da Sesp, se forem comparados todos os meses de agosto desde 1996, este foi o melhor e, com isso, o ES registrou uma redução histórica nos homicídios.
Ao TEMPO NOVO, o titular da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa da Serra (DHPP), delegado Rodrigo Sandi Mori, explicou que ações conjuntas de combate à criminalidade estão entre os fatores que ajudaram na diminuição dos assassinatos na Serra. “Creditamos essa diminuição ao trabalho desenvolvido pela DHPP Serra. A redução de homicídios se deve, principalmente, a uma investigação eficaz e prisão de homicidas, não só daqueles que puxam o gatilho como também dos chefes do tráfico, que mandam matar e autorizam as mortes, o que diminui a sensação de impunidade”, afirma.
O delegado ainda disse que ações da Polícia Militar e da Prefeitura da Serra ajudaram nesta redução. “Importante destacar, também, o trabalho em conjunto que temos com o Ministério Público e o Poder Judiciário da Serra, além da Polícia Militar, que realiza apreensões de armas de fogo e prisão de traficantes. Também temos o trabalho da Prefeitura, que investe em projetos sociais nos bairros, iluminação pública e instalação de câmeras”, explica.
Saulinho é presidente da Câmara da Serra e já adiantou que corpo técnico sugeriu eliminar fiação exposta contra poluição visual.…
O Governo do Estado oferta novo concurso público com 600 vagas de nível médio e salários de R$ 4.717. Crédito:…
Além do Balaio, o palco contará com a presença dos capixabas do Forró Bemtivi, do DJ André Barros e do…
A nova Orla de Jacaraípe deve ser entregue no verão. A praia da Serra terá mirante, parques e academias. Crédito:…
Os Raimundos prometem agitar o público com clássicos como “Mulher de Fases”, “A Mais Pedida” e “Reggae do Maneiro”, além…