Categories: Política

Assembleia analisa mudanças na política florestal

Desmate na região do shopping Mestre Álvaro. Foto: Bruno Lyra/Arquivo TN

Tramita em regime de urgência na Assembleia Legislativa (Ales) o projeto de lei 249/2015, que propõe nova redação ao artigo 16 da lei 5.361/1996, que institui a Política Florestal do Espírito Santo. Segundo a matéria, assinada pelo governador Paulo Hartung (PMDB), a proposta visa corrigir uma incoerência na Legislação que vem obstáculos técnicos e legais para a realização  de projetos no Estado.

O texto foi lido na sessão de 16 de junho (terça-feira) e teve o regime de urgência aprovado na quarta-feira (17). Neste caso, receberá pareceres orais no Plenário das comissões de Justiça, Cidadania, Agricultura e Finanças, antes de seguir para a votação dos deputados.

O texto original diz que o executor de empreendimentos que tenha suprimido a vegetação nativa – em estágio médio e avançado de regeneração – para execução de obras ou outros projetos de utilidade pública, deve recuperar o dobro da área devastada em local próximo, de preferência com espécies nativas da Mata Atlântica.

Caso seja aprovada a redação proposta pelo Executivo, os empreendedores terão outras formas de compensação ecológica, desde que determinadas pelo órgão competente. Entretanto, essas formas não são especificadas no texto do projeto.

Na justificativa, o governador Paulo Hartung explica que os instrumentos de compensação ambiental aplicáveis às áreas de estágio médio ou avançado de regeneração devem ser os existentes para as áreas de preservação permanente (APPs).

Procurado pela reportagem, o presidente da Comissão de Proteção do Meio Ambiente da Ales, Rafael Favatto (PEN) não atendeu ao contato via celular.

Já o deputado Bruno Lamas (PSB) informou para a reportagem que ainda não leu a matéria.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Festa de São Benedito continua na Serra com puxada e fincada do mastro

A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…

23 minutos atrás

Equipe de transição de Weverson entrega relatório e destaca organização financeira da Serra

Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…

17 horas atrás

Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas no ES e assusta moradores; entenda o aviso

Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…

18 horas atrás

Estado oferta concurso público de nível médio com 600 vagas e salário de R$ 4.710

O Estado oferta concurso público de nível médio com 600 vagas e salário de R$ 4.710. Crédito: Divulgação O Governo…

23 horas atrás

Músico serrano EXK lança mixtape “Coração Cravejado” com cinco faixas de trap

O conceito da mixtape que é regada a trap music, nasceu em 2023, durante um momento de transformação na vida…

23 horas atrás

Provocação? Vila Velha invade a Serra para convidar os serranos para o seu Réveillon

A Prefeitura de Vila Velha invadiu a Serra para convidar os serranos ao seu Réveillon, nas praias canela-verde. Crédito: Gabriel…

1 dia atrás