Esta semana, duas propostas de deputados estaduais sobre a crise hídrica no Espírito Santo foram apreciadas e aprovadas no plenário da Assembleia Legislativa. Trata-se da criação de uma comissão especial e uma frente parlamentar sobre o tema. Com o aumento da seca no Estado, além dos dois colegiados, tramita na Casa a proposta que prevê incentivos para construção de cisternas na zona urbana, para captação de água das chuvas.
Nesta quarta-feira (21) foi aprovada a criação de uma comissão especial para acompanhar o armazenamento de água no Espírito Santo, uma iniciativa do deputado estadual Bruno Lamas (PSB). O deputado informou que a comissão vai tratar da reservação de água em sintonia com o Governo do Estado.
O colegiado será formado por três deputados e terá o prazo de 90 dias para acompanhar a situação hídrica no Estado e responder questões como “quantos reservatórios existem atualmente? Quantos estão em construção? Onde e qual a capacidade de atendimento dos reservatórios”.
Também foi criada na Casa a Frente Parlamentar para o acompanhamento dos rios Jucu e Santa Maria, iniciativa do deputado Hercules da Silveira (PMDB).
Ambas as comissões terão seus membros escolhidos antes de começar a atuar.