Política

Assembleia Legislativa vai arquivar 1.600 propostas não votadas

Crédito: Divulgação

Cerca de 1.600 iniciativas que não tiveram tramitação concluída na Assembleia Legislativa serão arquivadas. Isso porque, ao final de cada legislatura, ou seja, o período de quatro anos do mandato parlamentar, as propostas apresentadas e não apreciadas são automaticamente arquivadas. A medida tem por finalidade evitar o acúmulo de proposições para a legislatura seguinte.

Conforme dados divulgados pela Secretaria Geral da Mesa (SGM) da Casa, cerca de 1.600 proposições serão automaticamente arquivadas, a maior parte projetos de lei (1.424), seguidos de projetos de decreto legislativo (79), projetos de resolução (64), projetos de lei complementar (44) e propostas de emenda à Constituição (23). Além dessas, outras 43 proposições apresentadas na legislatura anterior e que tiveram pedido de desarquivamento, mas não foram ultimadas na atual legislatura – que se encerra em 31 de janeiro – terão o mesmo destino.

Essa é a regra geral prevista no artigo 147 do Regimento Interno da Ales. Entretanto, o Regimento lista ainda as exceções para o arquivamento, que são as propostas de iniciativa popular, os projetos de autoria de outro Poder de Estado, do procurador-geral de Justiça, as mensagens de veto do governo e aqueles que finalizaram a tramitação mas receberam emenda e aguardam a redação final seguem para a próxima legislatura.

Desarquivamento

É possível ser feito o desarquivamento da proposição durante a primeira sessão legislativa – o primeiro ano – da legislatura seguinte. Ou seja, a partir de 2 de fevereiro de 2023, já na 20ª legislatura (2023-2027). Caso o deputado tenha sido reeleito, ele tem prazo de até 180 dias para requerer o desarquivamento da matéria, desde que seja autor da proposta.

Neste caso, os seguintes deputados reeleitos podem solicitar o desarquivamento de projetos na próxima legislatura:

Adilson Espindula (PDT)
Alexandre Xambinho (PSC)
Capitão Assumção (PL)
Dary Pagung (PSB)
Delegado Danilo Bahiense (PL)
Engenheiro José Esmeraldo (PDT)
Gandini (Cidadania)
Hudson Leal (Republicanos)
Iriny Lopes (PT)
Janete de Sá (PSB)
Marcelo Santos (Podemos)
Raquel Lessa (Progressistas)
Theodorico Ferraço (Progressistas)
Vandinho Leite (PSDB)

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Sete projetos de Lei aguardam início do ano legislativo na Câmara da Serra

Câmara da Serra, em Serra Sede. Foto: Arquivo TN Enquanto aguardam o início do ano legislativo, vereadores da Serra já…

5 horas atrás

Guindaste tomba durante operação na área da Vale

O guindaste tombou durante sua operação dentro da área da Vale, no Porto de Tubarão. Crédito: Divulgação Um guindaste tombou…

6 horas atrás

Cheiro Moreno será uma das atrações da Expocapixaba

A banda Cheiro Moreno e comandada pelos vocais de Bianca Vedova. Foto: Divulgação A banda Cheiro Moreno promete agitar o…

6 horas atrás

Comediante Flávio Andradde se apresenta na Serra em show com ingressos esgotados

Com mais de 2 milhões de seguidores, Flávio Andradde ganhou notoriedade nacional ao ser semifinalista do Prêmio Multishow de Humor,…

7 horas atrás

Viminas abre 33 vagas de emprego para todos os níveis e contratação imediata na Serra

A Viminas abriu 33 vagas de emprego para todos os níveis de escolaridade e as contratações serão imediatas na Serra.…

8 horas atrás

Homens armados roubam carro com idosa na Serra

Momento que os criminosos rendem carro na Serra. Foto: Imagens de videomonitoramento Na tarde desta terça-feira (21), homens roubaram um…

8 horas atrás